<b>A controladoria na hierarquia organizacional: um estudo nas maiores empresas do estado de Santa Catarina</b> - doi: 10.4025/enfoque.v31i2.15490
Resumo
A definição da posição e nível de autoridade são pontos fundamentais em qualquer estudo de controladoria. A literatura tem apresentado diferentes concepções sobre qual a forma a ser adotada pela organização, se de staff ou linha. Diante disso, este trabalho tem como objetivo identificar o nível de autoridade da controladoria nas 100 maiores empresas do Estado de Santa Catarina. O delineamento metodológico adotado para desenvolver a pesquisa foi o descritivo, de caráter quali e quantitativo, conduzido através do instrumento de levantamento (survey) e amostragem por acessibilidade. Os resultados apontam em se tratando de aspectos conceituais e procedimentais, a classificação hierárquica e o nível de autoridade, não há consenso, pois a controladoria se apresenta tanto como órgão de assessoria ligado diretamente à alta administração, tanto como um órgão de linha, de posição intermediária, subordinada ao diretor financeiro.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.