Desempenho econômico e a responsabilidade social corporativa: uma contribuição para a análise da relação destas variáveis no caso das maiores companhias abertas Brasileiras
Résumé
Diversas companhias de capital aberto em âmbito mundial têm utilizado práticas de responsabilidade social como uma estratégia para melhorar o retorno de suas ações, isto é, gerar mais ganhos para os seus acionistas. Nesta perspectiva, o propósito deste artigo é testar a teoria que relaciona o desempenho econômico à reputação social corporativa no caso das maiores empresas brasileiras de capital aberto. O desempenho econômico é medido pelo VEA e pelo VMA, ao passo que a reputação corporativa é mensurada dicotomicamente, em que se investigam as 100 maiores empresas de capital aberto por valor de mercado, listadas e não listadas no ISE da BM&Fbovespa. A partir da aplicação da regressão logística, os resultados indicam uma relação positiva e significante entre o desempenho econômico e a reputação social corporativa. Este resultado coaduna com os achados de pesquisas anteriores sobre o assunto. Deste modo, conclui-se que para o caso das 100 maiores empresas brasileiras de capital aberto, é válida a teoria da relação entre o desempenho econômico, a reputação social corporativa e o desempenho econômico. Infere-se que devido algumas das empresas investigadas já estarem no mercado internacional, a reputação social corporativa pode ser uma estratégia utilizada para melhorar o retorno de suas ações e, consequentemente para a expansão dos seus negócios.
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