<b>O bom professor na perspectiva da geração Y: uma análise sob a percepção dos discentes de Ciências Contábeis</b> - doi: 10.4025/enfoque.v31i3.16895
Resumo
Nota-se que os discentes que hoje ingressam em Instituições de Ensino Superior (IES) pertencem a uma geração com características diferentes das gerações anteriores. Geração que ficou muito mais exposta à tecnologia do que suas antecessoras, o que influenciou seu comportamento, atitude e preferências. Considerando este contexto, a presente pesquisa objetivou verificar quais as características do bom professor (ou professor exemplar) de acordo com a percepção dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis. Estas características, utilizadas no questionário, foram fundamentadas em estudos anteriores, incluindo: conhecimento, didática, comportamento, entre outras. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário eletrônico e os alunos foram convidados via e-mail, sendo obtidas 108 respostas (26% da população). Os resultados da pesquisa indicam que, quando analisadas individualmente, as características mais valorizadas pelos estudantes são relacionadas com o domínio do conteúdo e a capacidade do professor de explicá-lo claramente. Ao realizar a análise fatorial, o resultado mostrou que o Relacionamento do professor com os alunos tem o maior peso na definição do bom professor (39%). Em segundo lugar, ficou o constructo de Planejamento/Conhecimento/Didática (11%). A variável Tecnologia apareceu como um terceiro fator na perspectiva dos alunos sobre o bom professor (6%). Dessa forma, os resultados indicam que características essenciais em um professor, como o Conhecimento e Didática, mantiveram-se com o tempo. Contudo, a nova geração preza por um bom relacionamento entre o professor e aluno, além de demonstrar interesse na utilização de tecnologia pelos professores.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.