Investigação de práticas de gestão de custos conjuntos em indústrias de laticínios: uma abordagem contingencial
Resumo
O estudo investiga a adoção de práticas de gestão de custos conjuntos por indústrias de laticínios localizadas na região sudoeste do Estado do Paraná, bem como os fatores contingenciais que influenciam o delineamento do sistema de controle gerencial destas empresas. Pesquisa exploratória, desenvolvida por meio de levantamento, com abordagem quantitativa dos dados, foi realizada junto a 43 laticínios, sendo 23 fabricantes de apenas um produto, leite pasteurizado, e 20 fabricantes de queijos e produtos derivados. Os resultados encontrados evidenciam a preocupação destas empresas em relação à apuração dos custos de produção. No entanto, apenas laticínios produtores de queijo e derivados gerenciam custos conjuntos, utilizando estas informações no processo de planejamento e controle. O método de alocação dos custos conjuntos utilizado é o método de valor de mercado. Estas organizações destacam-se também pelo desenvolvimento de sistemas de controles de custos informatizados, em que as principais finalidades de uso estão relacionadas à correta identificação dos custos de produção por produto e a formação do preço de venda. Os principais fatores externos que afetam as organizações pesquisadas são as demandas do mercado e a disponibilidade de insumos. Em relação à configuração do sistema de controle gerencial destas organizações, verificou-se que estas diferem em relação à estratégia, estrutura, complexidade dos processos de produção, nível de informatização e finalidades de uso. Conclui-se que as práticas de gestão dos laticínios pesquisados sofrem influência de fatores contingentes.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.