Competências do auditor: um estudo empírico sobre a percepção dos auditados das empresas registradas na CVM

  • Marcelo Haendchen Dutra
  • Luiz Alberton Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Rita de Cássia Correa Pepinelli Camargo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Raphael Vinicius Weigert Camargo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Palavras-chave: Auditor independente, Competências do auditor, Percepção dos auditados

Resumo

Este estudo objetivou verificar a percepção dos auditados em relação às competências dos auditores independentes listadas na literatura. Para atingir este objetivo, primeiramente foi elaborada uma estrutura com quarenta competências do auditor agrupadas em: habilidades intelectuais; habilidades pessoais; habilidades interpessoais e de comunicação; e, habilidades organizacionais e de gestão de negócios. Foi construído um questionário baseado nas competências constantes na estrutura elaborada e enviado aos colaboradores das empresas de capital aberto registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Os resultados encontrados permitiram identificar que a percepção dos auditados em relação às competências do auditor, considerando a média, ficou acima de 3 (escala 1-5), variando entre 3,03 para “pensamento lateral” e 3,98 para “lealdade” e “comportamento ético”. Além disto, a percepção dos auditados que tiveram contato com auditores de níveis mais altos (Sócio e Gerente) foi maior e estatisticamente significativa, considerando a média, que a percepção daqueles que tiveram contato com auditores de níveis mais baixos (Trainee/Assistente, Pleno/Semi-Sênior e Sênior/Supervisor). Finalmente, para a maioria das competências investigadas não foram encontradas diferenças significativas de percepção entre auditados que tiveram contato apenas com auditores Big Four e aqueles que tiveram contato com auditores não-Big Four.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Haendchen Dutra
Doutor em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Luiz Alberton, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Rita de Cássia Correa Pepinelli Camargo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Raphael Vinicius Weigert Camargo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Publicado
2013-12-02
Como Citar
Dutra, M. H., Alberton, L., Camargo, R. de C. C. P., & Camargo, R. V. W. (2013). Competências do auditor: um estudo empírico sobre a percepção dos auditados das empresas registradas na CVM. Enfoque: Reflexão Contábil, 32(3), 37-55. https://doi.org/10.4025/enfoque.v32i3.17231
Seção
Artigos Originais