Gerenciamento de resultados: análise das publicações em periódicos brasileiros de contabilidade
Résumé
Este estudo objetiva identificar características, sob a ótica das redes sociais, da produção científica sobre gerenciamento de resultados em periódicos brasileiros de contabilidade. Especificamente identificaram-se: a) os autores e suas redes sociais de produção científica; b) temas pesquisados, modelos para detecção de accruals, redes de autores e período estudado; c) procedimentos metodológicos utilizados. Pesquisa bibliométrica, com abordagem quantitativa, foi realizada por meio da análise de 17 periódicos brasileiros de contabilidade, desde a sua primeira edição até o ano de 2010. Desses, 10 periódicos publicaram artigos com o tema gerenciamento de resultados no título, resumo ou palavras-chave. Os 32 artigos identificados foram submetidos à análise de conteúdo e os dados depois apresentados pela perspectiva das redes sociais. Os resultados da pesquisa evidenciam que: os autores e suas redes sociais de produção se originam em sua maioria da Universidade de São Paulo; o tema mais pesquisado foi o de métodos ou meios de realizar o gerenciamento de resultados, abrangendo os modelos de mensuração de accruals, com destaque ao Modelo Kang e Sivaramakrishnan; pesquisa descritiva, com base documental e abordagem quantitativa foram as formas mais utilizadas dentre os artigos pesquisados. Destaca-se que lacunas estruturais encontram-se nos temas, tais como planos de remuneração, custos políticos e gerenciamento de resultados em diferentes ambientes contratuais. Os resultados da pesquisa podem contribuir para o meio acadêmico ao evidenciar características da temática de gerenciamento de resultados e de seus pesquisadores, no âmbito das publicações em periódicos brasileiros de contabilidade.
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