Custos ambientais e logística reversa: uma análise sistêmica
Resumen
Este artigo objetiva analisar os artigos mais relevantes inerentes aos temas custos ambientais sob a ótica da logística reversa, identificando lacunas em relação a essas duas abordagens por meio de análise sistêmica. Com intuito a atingir o objetivo deste artigo, o instrumento de intervenção utilizado foi o ProKnow-C (Knowledge Development Process – Constructivist). A aplicação da referida metodologia resultou no banco de artigos brutos, formado por 1.225 artigos obtidos de quatro bases internacionais: Science Direct, ISI Web of Science, Scopus e Wiley Online Library. O banco de artigos brutos foi filtrado em relação à redundância, ao alinhamento do título e à relevância científica. A referida filtragem deu origem ao conjunto de 15 artigos alinhados aos dois eixos da pesquisa. A análise dos artigos selecionados permitiu a identificação do artigo mais citado e do autor mais citado, concluindo-se que o tema custos ambientais associado à logística reversa é estudado por diversas universidades e autores. Ademais, constatou-se que a palavra-chave mais presente nos artigos selecionados foi reverse logistics. A análise das 1.117 referências dos 15 artigos permitiu verificar os artigos mais citados, bem como os periódicos mais destacados e a relevância acadêmica dos autores e dos respectivos artigos selecionados. A análise sistêmica dos 15 artigos selecionados permitiu verificar que os dois eixos de pesquisa estão relacionados, principalmente, às questões de sustentabilidade ambiental, competitividade e eficiência empresarial.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.