Alisamento de resultados e utilização de instrumentos derivativos em empresas não financeiras listadas na BM&FBovespa
Resumo
O presente artigo possui o objetivo de investigar se práticas de alisamento de resultados (income smoothing) e o emprego de instrumentos financeiros derivativos relacionam-se como práticas complementares ou substitutas com relação às políticas de redução da volatilidade dos resultados das empresas. Para atingir o objetivo proposto, foram analisadas 214 empresas não financeiras listadas na BM&FBOVESPA entre os anos de 2005 e 2011, tendo sido utilizado o modelo de Eckel (1981) para constatar quais empresas apresentam indícios de práticas de alisamento de resultados nesse período, além de análise qualitativa das notas explicativas para verificar quais empresas utilizaram instrumentos derivativos no último período analisado. Lançou-se mão do teste Qui-Quadrado com correção de Yates para verificar a existência de correlação entre as variáveis income smoothing e instrumentos derivativos. Resultados obtidos indicaram, tendo em vista a impossibilidade de rejeitar a hipótese nula do teste Qui-Quadrado com correção de Yates, indícios da existência de relação inversa entre as variáveis supracitadas. Por meio dos resultados deste teste, sugere-se que as políticas de uso de práticas de alisamento de resultados e instrumentos derivativos possam estar atuando como recursos substitutos por empresas não financeiras com ações negociadas na BM&FBOVESPA, dessa forma indo ao encontro de achados de pesquisas internacionais.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.