Alisamento de resultados e utilização de instrumentos derivativos em empresas não financeiras listadas na BM&FBovespa

  • Henrique Portulhak Universidade Federal do Paraná
  • Susana Cipriano Dias Raffaelli Universidade Federal do Paraná
  • Pedro Ylunga Costa da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Rodrigo Oliveira Soares Universidade Federal do Paraná

Resumen

O presente artigo possui o objetivo de investigar se práticas de alisamento de resultados (income smoothing) e o emprego de instrumentos financeiros derivativos relacionam-se como práticas complementares ou substitutas com relação às políticas de redução da volatilidade dos resultados das empresas. Para atingir o objetivo proposto, foram analisadas 214 empresas não financeiras listadas na BM&FBOVESPA entre os anos de 2005 e 2011, tendo sido utilizado o modelo de Eckel (1981) para constatar quais empresas apresentam indícios de práticas de alisamento de resultados nesse período, além de análise qualitativa das notas explicativas para verificar quais empresas utilizaram instrumentos derivativos no último período analisado. Lançou-se mão do teste Qui-Quadrado com correção de Yates para verificar a existência de correlação entre as variáveis income smoothing e instrumentos derivativos. Resultados obtidos indicaram, tendo em vista a impossibilidade de rejeitar a hipótese nula do teste Qui-Quadrado com correção de Yates, indícios da existência de relação inversa entre as variáveis supracitadas. Por meio dos resultados deste teste, sugere-se que as políticas de uso de práticas de alisamento de resultados e instrumentos derivativos possam estar atuando como recursos substitutos por empresas não financeiras com ações negociadas na BM&FBOVESPA, dessa forma indo ao encontro de achados de pesquisas internacionais.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Henrique Portulhak, Universidade Federal do Paraná
Mestrando em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná; Contador do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
Susana Cipriano Dias Raffaelli, Universidade Federal do Paraná
Mestranda em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná
Pedro Ylunga Costa da Silva, Universidade Federal do Paraná
Mestrando em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná
Rodrigo Oliveira Soares, Universidade Federal do Paraná

Professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Contabilidade da UFPR; Doutor em Administração pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul – UFRGS.

Publicado
2014-09-09
Cómo citar
Portulhak, H., Dias Raffaelli, S. C., Costa da Silva, P. Y., & Oliveira Soares, R. (2014). Alisamento de resultados e utilização de instrumentos derivativos em empresas não financeiras listadas na BM&FBovespa. Enfoque: Reflexão Contábil, 33(2), 105-119. https://doi.org/10.4025/enfoque.v33i2.21182
Sección
Original Articles