Disclosure de Ativo Intangível: Um Estudo dos Clubes de Futebol Brasileiros
Resumo
Os direitos federativos dos atletas são classificados como ativos intangíveis e representam o principal ativo dos clubes de futebol, desta forma, faz-se necessária uma divulgação clara deste ativo nas demonstrações contábeis destes clubes. Neste contexto, o objetivo deste artigo foi verificar quais variáveis influenciam o nível de divulgação do intangível nas demonstrações contábeis dos clubes de futebol brasileiros após o CPC-04 (Ativo Intangível) ter entrado em vigor. A população de estudo foi composta pelos 20 maiores clubes do Brasil com base nas receitas totais do ano de 2011. Foram analisadas variáveis por meio de um modelo de regressão linear múltipla com dados empilhados por meio dos estimadores de mínimos quadrados ordinários (MQO). Os dados foram obtidos a partir das demonstrações contábeis de 2010 e 2011 dos referidos clubes. Os resultados demonstraram que as variáveis “desempenho no campeonato brasileiro” e “receitas totais” influenciam positivamente o nível de divulgação do intangível nas demonstrações contábeis dos clubes analisados, ou seja, quanto melhor o desempenho no campeonato brasileiro e quanto maior as receitas totais obtidas pelos clubes de futebol, maior é o nível de divulgação do intangível nas demonstrações contábeis. Já a variável “representatividade do intangível” não se mostrou estatisticamente significativa, e desta forma, não foi possível efetuar nenhuma inferência sobre a relação entre esta variável e o nível de divulgação do intangível nas demonstrações contábeis dos clubes analisados.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.