A eficiência dos gastos públicos com o ensino médio regular nas instituições estaduais brasileiras

  • Itzhak David Simão Kaveski Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal - UFMS/CPAN
  • José Augusto Sousa Martins Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Jorge Eduardo Scarpin Universidade Federal do Paraná - UFPR
Palavras-chave: Eficiência, Educação, Desempenho.

Resumo

O presente estudo busca identificar a eficiência na aplicação dos recursos públicos destinados ao ensino médio regular nas instituições estaduais, por parte das Unidades Federativas (UF), no período de 2005 a 2011. Tendo em vista a relevância da educação para a sociedade, bem como a elevação de alocação de recursos na educação com a criação de fundos específicos. A pesquisa se caracteriza como, descritiva, documental e com abordagem quantitativa, uma vez que se utilizou o método não paramétrico da Análise Envoltória de Dados. Os dados foram o número de alunos matriculados no ensino médio regular nas instituições estaduais, os gastos por aluno e os resultados das avaliações da
Prova Brasil e do IDEB, os quais foram extraídos dos relatórios disponíveis nos sítios do INEP e do FNDE. Os achados evidenciam que ocorreram diferenças significativas na eficiência entre as Unidades Federativas (UF) brasileiras. Das 27 UF apenas 4 apresentam escore de eficiência iguais a 1 nos anos pesquisados, ou seja apenas 15% das mesmas são eficientes na alocação dos recursos.
Quanto à eficiência produtiva, apesar de existir diferenças significativas entre as UF, o que representa
ineficiência, a qualidade da educação tem melhorado. O estudo contribui para a tomada de decisão na
política educacional das UF, visto que aquelas ineficientes devem se orientar pelas UF que lhes
servem de benchmark, isso contribuirá para melhorar tanto a alocação dos recursos quanto o
desempenho das escolas.

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Biografia do Autor

Itzhak David Simão Kaveski, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal - UFMS/CPAN
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2011) e mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2013). Atualmente é professor auxiliar do campus do pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Evidenciação Contábil, Desempenho Operacional, Métodos Quantitativos, Estrutura de Capital e Remuneração.
Publicado
2015-05-19
Como Citar
Kaveski, I. D. S., Martins, J. A. S., & Scarpin, J. E. (2015). A eficiência dos gastos públicos com o ensino médio regular nas instituições estaduais brasileiras. Enfoque: Reflexão Contábil, 34(1), 29-44. https://doi.org/10.4025/enfoque.v34i1.22019
Seção
Artigos Originais