Um estudo sobre a relação entre a religiosidade e o raciocínio moral dos alunos de Ciências Contábeis

  • Leandro da Costa Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Josedilton Alves Diniz Professor da Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este estudo objetivou verificar a relação entre a religiosidade e o raciocínio moral dos alunos de Ciências Contábeis, para isto, primeiramente descreveu-se a religiosidade e o raciocínio moral dos indivíduos, correlacionando-os em seguida. Para mensuração da religiosidade usou-se da Escala de Maturidade da Fé, desenvolvida por Benson, Donahue, Erickson (1993). Para mensuração do raciocínio moral usou-se o Defining Issues Test -2 elaborado por Rest e Narvaez (1998). A amostra resultou de 67 alunos concluintes do curso de Ciências Contábeis de duas universidades da Paraíba, e a confiabilidade interna dos instrumentos de pesquisa foi feita través do modelo definido por Cronbach (1951). Para averiguar a relação entre a religiosidade e o raciocínio moral utilizou-se o coeficiente de correlação não-paramétrico de Spearman (rs). Os resultados evidenciaram que a maioria dos respondentes tem sua fé classificada como integrada. Quanto ao raciocínio moral, a maioria dos respondentes foi classificada no nível de manutenção das normas, o que indica que para a maioria dos indivíduos o cumprimento das leis e normas é o mais importante. Ainda sobre o raciocínio moral, quando se analisou por tipo constatou-se que a maioria dos indivíduos se enquadrara no tipo 2 (Interesse Pessoal, mas em transição), os indivíduos deste tipo quando envolvido em dilemas morais, tendem a privilegiar seus próprios interesses. No que tange a relação entre religiosidade e raciocínio moral, constatou-se que não existem evidências relevantes que a confirme, uma vez que a relação entre ambas as variáveis não se mostrou significativa.

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Biografia do Autor

Josedilton Alves Diniz, Professor da Universidade Federal da Paraíba
Auditor/TCEPB
Publicado
2016-09-30
Como Citar
Santos, L. da C., & Diniz, J. A. (2016). Um estudo sobre a relação entre a religiosidade e o raciocínio moral dos alunos de Ciências Contábeis. Enfoque: Reflexão Contábil, 35(3), 83-101. https://doi.org/10.4025/enfoque.v35i3.32754
Seção
Artigos Originais