Qualidade da informação contábil: uma análise da adoção dos padrões internacionais de contabilidade pelos países que compõe o G-7 e BRICS
Resumo
A contabilidade tem sido utilizada para reduzir a assimetria de informação entre o usuário da informação e o fornecedor da informação em diversos ambientes, quer sejam empresariais ou não. Com o crescimento global da economia intensificado na segunda metade do século XX, as empresas passaram a operar em ambientes internacionais e se encontravam diante da necessidade de alocação mais eficiente de seus recursos em diferentes ambientes. Neste contexto, alguns países permitem ou exigem a utilização dos IFRS/IAS em suas demonstrações contábeis, com finalidade de promover a melhoria da qualidade das informações, e reduzir as diferenças do financial reporting. Com isto, o objetivo deste é analisar os efeitos da adoção dos padrões internacionais de contabilidade pelos países que compõem o G-7 e os BRICS, quanto ao gerenciamento dos resultados contábeis. Com a utilização de dois modelos de estimação dos accruals discricionários, que serviram de proxies para o gerenciamento de resultados, foi efetuada uma análise dos dados em painéis, com controles de variáveis globais e das crises de 2008 e 2010. Para isto, a amostra foi obtida a partir da base de dados Data Stream, proveniente da Thomsom-Reuters®, que envolveu os países dos dois blocos, no período de 1998 a 2011, que já adotaram os padrões internacionais do IASB. Os resultados revelaram que houve aumento do gerenciamento de resultados após a adoção dos padrões, o que possibilitou a rejeição da hipótese de redução do gerenciamento que foi estabelecida como proxy para qualidade da informação contábil.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.