<b>O grau de satisfação dos alunos do curso de ciências contábeis:busca e sustentação da vantagem competitiva de uma IES privada</b> - doi: 10.4025/enfoque.v25i1.3507

  • Ana Cristina Faria
  • Eduardo de Come
  • Janete Poli Universidade São Judas Tadeu
  • Yone Xavier Felipe UNIP
Palavras-chave: Curso, Contabilidade, Satisfação e vantagem competitiva

Resumo

Este artigo teve por objetivo evidenciar o grau de satisfação dos alunos do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior – IES privada paulista, frente às exigências atuais do Ministério de Educação e Cultura – MEC e do mercado de trabalho. Em princípio, contextualizouse a necessidade de melhoria da qualidade do ensino superior, inerente ao atendimento das necessidades de seus clientes (os alunos), que é um diferencial na busca de vantagem competitiva no segmento educacional. Por meio de uma pesquisa de campo realizada com alunos do referido curso no ano de 2004, em uma IES privada da cidade de São Paulo, identificou-se o perfil sócio-demográfico dos alunos, as expectativas dos mesmos quanto à sua carreira e educação continuada, bem como se apurou seu grau de satisfação, baseado na avaliação do alunado, em relação ao conhecimento técnico e a didática dos professores de disciplinas técnicas e complementares, bem como em relação à composição do currículo e distribuição da carga horária das disciplinas. Visando à melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem, os alunos teceram críticas e sugestões, que evidenciaram os fatores críticos para o sucesso do curso de Ciências Contábeis em uma IES privada, devendo ser considerados na busca e sustentação de sua vantagem competitiva

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Faria
Professora do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (IMES). Possui Doutorado (2003) e Mestrado (1996) em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo, Especialização em Gerência Financeira e Contabilidade Avançada pela Universidade São Judas Tadeu (1990), e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Sao Judas Tadeu (1988). Professora Adjunta do curso de Ciências Contábeis e Professora Responsável pelos cursos de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Integrada da Logística e Empreendedorismo e Gestão de Pequenos Negócios da Universidade São Judas Tadeu (SP). Tem experiência empresarial e acadêmica na área de Gestão Econômico-Financeira, atuando, principalmente nos seguintes temas: Logistica, Custos Logisticos, Sistema de Informações, Controladoria, Contabilidade Gerencial, Contabilidade de Custos, Análise de Demonstrações Contábeis e Ensino. Currículo Lattes
Publicado
2008-08-07
Como Citar
Faria, A. C., Come, E. de, Poli, J., & Felipe, Y. X. (2008). <b>O grau de satisfação dos alunos do curso de ciências contábeis:busca e sustentação da vantagem competitiva de uma IES privada</b&gt; - doi: 10.4025/enfoque.v25i1.3507. Enfoque: Reflexão Contábil, 25(1), 25-36. https://doi.org/10.4025/enfoque.v25i1.3507
Seção
Artigos Originais