A tipificação de cultura organizacional na perspectiva da contabilidade gerencial: um estudo em cooperativas agropecuárias
Resumo
Diferentes aspectos moldam o comportamento das práticas de contabilidade gerencial nas organizações. A cultura organizacional é uma das características passíveis de análise e explicação de determinadas práticas e rotinas cotidianas no ambiente empresarial. O objetivo geral do presente estudo é tipificar a cultura organizacional da contabilidade gerencial das cooperativas agropecuárias paranaenses como forma de análise das possíveis semelhanças de caracterização cultural. As cooperativas selecionadas para a survey foram as 64 organizações do setor agropecuário associadas à Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR), cujo setor obteve crescimento de 20% no valor de suas receitas de vendas, mesmo diante de um cenário de crise econômica no Brasil. Após o processo de envio do questionário eletrônico aos gestores de contabilidade gerencial das cooperativas, chegou-se a um retorno de 35 totalmente preenchidos, ou seja, 55% da amostra. Conforme as regras do modelo, após as análises das opções assinaladas nas questões foi possível tipificar a cultura organizacional predominante na contabilidade gerencial das cooperativas. Foram identificadas tipificações grupais/clã (45,7%), hierárquicas (34,3%) e mercado (20%) conforme modelo de Cameron e Quinn (1994) utilizado como base. De acordo com a proposta do modelo, não foram observadas cooperativas com tipificação cultural inovativa. Por fim, foram realizados agrupamentos das cooperativas com a finalidade de demonstrar o relacionamento entre as características de cultura organizacional predominante. A partir dos 3 agrupamentos encontrados, os resultados demonstraram que a contabilidade gerencial das cooperativas agropecuárias paranaenses estudadas possuem aspectos como tradicionalismo, relações humanas, conservadorismo, competitividade e produtividade na essência de suas culturas organizacionais.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.