Aplicação da análise fatorial no estudo da classificação dos índices contábeis das Entidades de Previdência Fechada Complementar (EPFC)
Resumo
As Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) tem recebido grande atenção de governos e estudos acadêmicos na atualidade, em virtude das presentes e futuras reformas por qual passa a Previdência Pública nas esferas Federal, Estadual e Municipal. Nesse trabalho, objetivou-se testar a classificação dos grupos de indicadores contábeis descritos pela ANCEP (Associação Nacional dos Contabilistas das Entidades de Previdência), para as Entidades de Previdência Fechada Complementar (EPFC), utilizando a técnica de análise fatorial para verificar estes indicadores. Com os resultados encontrados nos testes aplicados pelo método, foi possível concluir que os 54 indicadores distribuídos nos 4 grupos propostos pela ANCEP, puderam ser reclassificados em 11 indicadores e 3 grupos, desta forma, os grupos foram formados a partir das variáveis que apresentaram o maior grau de correlação entre si, e a partir deles, foi possível aferir o comportamento das informações contábeis com um número menor de informações e sem perda de confiança dos dados.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.