A relação de políticas econômicas e de fatores macroeconômicos com o desempenho do mercado de ações brasileiro

Palavras-chave: Credibilidade; Metas Inflacionárias; Mercado de Ações; Políticas Econômicas; Política Monetária.

Resumo

Um dos desafios da discussão sobre os determinantes do desempenho do mercado acionário é descobrir como os retornos dos investidores são afetados com as mudanças econômicas, via políticas ou choques de mercado. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a credibilidade da política monetária e o desempenho do mercado acionário brasileiro. Para isso, foram aplicados modelos de séries temporais, VAR e VECM, em dados mensais de janeiro de 2003 a maio de 2016. Ressalta-se que uma das preocupações do trabalho foi construir um modelo contendo variáveis macroeconômicas nacionais e internacionais que possam afetar o desempenho do mercado de ações brasileiro. Os resultados apontam para a existência de um equilíbrio de longo prazo em que o desempenho do mercado de ações é afetado positivamente pela credibilidade do regime de metas de inflação. O mesmo também sofre influência da política fiscal e do cenário macroeconômico, principalmente pela dívida pública, taxa de juros e taxa de câmbio.Com isso, o presente trabalho contribui para demonstrar a analistas, investidores e órgãos reguladores que as políticas econômicas afetam o desempenho do mercado de ações no Brasil, em especial apolítica monetária sob um regime crível de metas inflacionárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Daniel Ricardo Engracia Caluz, INSPER

Doutorando em Economia pelo INSPER

Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo

Bacharel em Economia Empresarial e Controladoria pela Universidade de São Paulo

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0937-4589

E-mail: adrecaluz@gmail.com.br

Vinícius Medeiros Magnani, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP)

Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo

Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo

Bacharel em Economia Empresarial e Controladoria pela Universidade de São Paulo

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0069-954X

E-mail: viniciusmagnani@usp.br

Matheus da Costa Gomes, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP)

Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Economia Empresarial e Controladoria pela mesma instituição - habilitação em Economia com ênfase em Finanças e habilitação em Contabilidade com ênfase em Políticas Públicas. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCC) da FEA-RP/USP.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9236986282230815

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4611-6047

Publons: https://publons.com/author/1400291/matheus-da-costa-gomes#profile

Marcelo Augusto Ambrozini, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo

Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo

Professor do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCC) e Professor-Associado do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP)

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0933-6064

E-mail: marceloambrozini@yahoo.com.br

Endereço: Avenida Bandeirantes, 3.900, Monte Alegre.

CEP: 14.040-900 – Ribeirão Preto/SP – Brasil.

Telefone: (16) 3315-0206

Publicado
2020-11-19
Como Citar
Caluz, A. D. R. E., Magnani, V. M., Gomes, M. da C., & Ambrozini, M. A. (2020). A relação de políticas econômicas e de fatores macroeconômicos com o desempenho do mercado de ações brasileiro. Enfoque: Reflexão Contábil, 40(1), 31-47. https://doi.org/10.4025/enfoque.v40i1.48863
Seção
Artigos Originais