A relação de políticas econômicas e de fatores macroeconômicos com o desempenho do mercado de ações brasileiro

Resumen

Um dos desafios da discussão sobre os determinantes do desempenho do mercado acionário é descobrir como os retornos dos investidores são afetados com as mudanças econômicas, via políticas ou choques de mercado. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a credibilidade da política monetária e o desempenho do mercado acionário brasileiro. Para isso, foram aplicados modelos de séries temporais, VAR e VECM, em dados mensais de janeiro de 2003 a maio de 2016. Ressalta-se que uma das preocupações do trabalho foi construir um modelo contendo variáveis macroeconômicas nacionais e internacionais que possam afetar o desempenho do mercado de ações brasileiro. Os resultados apontam para a existência de um equilíbrio de longo prazo em que o desempenho do mercado de ações é afetado positivamente pela credibilidade do regime de metas de inflação. O mesmo também sofre influência da política fiscal e do cenário macroeconômico, principalmente pela dívida pública, taxa de juros e taxa de câmbio.Com isso, o presente trabalho contribui para demonstrar a analistas, investidores e órgãos reguladores que as políticas econômicas afetam o desempenho do mercado de ações no Brasil, em especial apolítica monetária sob um regime crível de metas inflacionárias.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Antonio Daniel Ricardo Engracia Caluz, INSPER

Doutorando em Economia pelo INSPER

Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo

Bacharel em Economia Empresarial e Controladoria pela Universidade de São Paulo

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0937-4589

E-mail: adrecaluz@gmail.com.br

Vinícius Medeiros Magnani, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP)

Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo

Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo

Bacharel em Economia Empresarial e Controladoria pela Universidade de São Paulo

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0069-954X

E-mail: viniciusmagnani@usp.br

Matheus da Costa Gomes, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP)

Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Economia Empresarial e Controladoria pela mesma instituição - habilitação em Economia com ênfase em Finanças e habilitação em Contabilidade com ênfase em Políticas Públicas. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCC) da FEA-RP/USP.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9236986282230815

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4611-6047

Publons: https://publons.com/author/1400291/matheus-da-costa-gomes#profile

Marcelo Augusto Ambrozini, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo

Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo

Professor do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCC) e Professor-Associado do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP)

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0933-6064

E-mail: marceloambrozini@yahoo.com.br

Endereço: Avenida Bandeirantes, 3.900, Monte Alegre.

CEP: 14.040-900 – Ribeirão Preto/SP – Brasil.

Telefone: (16) 3315-0206

Publicado
2020-11-19
Cómo citar
Caluz, A. D. R. E., Magnani, V. M., Gomes, M. da C., & Ambrozini, M. A. (2020). A relação de políticas econômicas e de fatores macroeconômicos com o desempenho do mercado de ações brasileiro. Enfoque: Reflexão Contábil, 40(1), 31-47. https://doi.org/10.4025/enfoque.v40i1.48863
Sección
Original Articles