Quais saberes compõem a formação docente nos cursos de pós-graduação stricto sensu em contabilidade no Brasil?

  • Verônica Rosa Tempesta Universidade Federal de Uberlândia
  • Isolfi Vieira Rocha Neto Universidade Federal de Uberlândia
  • Edvalda Araújo Leal Universidade Federal de Uberlândia
  • Gilberto José Miranda Faculdade de Ciencias ContabeisUniversidade Federal de Uberlandia http://orcid.org/0000-0002-1543-611X
Palavras-chave: Saberes didático-pedagógicos; Saberes técnico-científicos; Saberes Humanos; Saberes práticos; Contabilidade.

Resumo

objetivo da presente pesquisa é apresentar os saberes que compõem a formação docente ofertada nos cursos de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem qualitativa. Os achados são apresentados abordando os saberes didático-pedagógico, técnicos-científicos, humanos e práticos. Verificou-se que 59% dos programas de pós-graduação investigados ofertam regularmente disciplinas que versam sobre formação “didático-pedagógica”; 81% dos professores que lecionam disciplinas relacionadas ao ensino têm alguma formação docente, mas todos eles têm produção científica na área didático-pedagógica. Foi identificada percepção positiva dos alunos quanto aos saberes humanos dos docentes que ministram as disciplinas didático-pedagógicas (notas entre 8 e 10 pontos). Os saberes práticos aparecem por meio da oferta de estágio docência, em 72% dos programas, sendo obrigatório, quase exclusivamente, para bolsistas.

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Biografia do Autor

Verônica Rosa Tempesta, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia

Isolfi Vieira Rocha Neto, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia

Edvalda Araújo Leal, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP
Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia

Gilberto José Miranda, Faculdade de Ciencias ContabeisUniversidade Federal de Uberlandia

Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo
Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado
2022-10-11
Como Citar
Rosa Tempesta, V., Rocha Neto, I. V., Leal, E. A., & Miranda, G. J. (2022). Quais saberes compõem a formação docente nos cursos de pós-graduação stricto sensu em contabilidade no Brasil?. Enfoque: Reflexão Contábil, 41(3), 18-36. https://doi.org/10.4025/enfoque.v41i3.56335
Seção
Artigos Originais