Sistema de controle gerencial e gestão por algoritmos: análise do caso UBER no Brasil e nos Estados Unidos da América
Resumo
A pesquisa apresentada neste artigo visou descrever o sistema de controle gerencial (SCG), suportado por algoritmos, utilizado pela UBER, como ele influencia comportamentos e é percebido por motoristas parceiros dessa empresa no Brasil e nos Estados Unidos da América. Os dados da pesquisa qualitativa, exploratória e documental foram obtidos mediante documentos da UBER divulgados publicamente e de relatos de motoristas brasileiros e norte-americanos parceiros da empresa disponíveis na plataforma do YouTube. Os resultados indicam haver uma inter-relação entre as ferramentas empregadas no SCG da UBER para induzir o comportamento dos motoristas parceiros da empresa. Há evidências do intenso uso de controles cibernéticos e de controles de prêmios e compensação na empresa. Salienta-se que os motoristas parceiros analisados apresentaram uma série de reações comportamentais aos diferentes tipos de controles estabelecidos pelos algoritmos e pela inteligência artificial empregada pela UBER. Nesse sentido, destacam-se técnicas e ferramentas usadas pelos motoristas no intuito de desenvolver suas atividades e aproveitar ao máximo as métricas estabelecidas pela empresa para fins, especialmente, de avaliação de desempenho e de recompensa. O uso dessas técnicas e ferramentas, de alguma maneira, minimiza a assimetria de informações entre o principal (UBER) e o agente (motoristas), fonte de parte do poder da empresa. Este estudo contribui com a literatura e com a prática relativa à aplicação de SCG em contextos contemporâneos de economia compartilhada, que usualmente empregam algoritmos como meios para orientar e induzir comportamentos e estimular o alcance de resultados organizacionais.
Downloads
Referências
ASSEMBLY BILL N. 5. Worker status: employees and independent contractors. 2019. Disponível em: https://leginfo.legislature.ca.gov/faces/billTextClient.xhtml?bill_id=201920200AB5. Acesso em: 18 jul. 2020.
BASUKIE, J.; WANG, Y.; LIB, S. Big data governance and algorithmic management in sharing economy platforms: A case of ridesharing in emerging markets. Technological Forecasting & Social Change, v. 161, n. 1, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2020.120310. Acesso em: 04 jan. 2021.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1a ed. São Paulo: Edições 70, 2016. (Obra original publicada em 1977).
BERG, J.; JOHNSTON, H. (2019). Too good to be true? A comment on Hall and Krueger’s analysis of the labor market for Uber’s driver-partners. ILR Review, v. 72, n. 1, p. 39-68. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0019793918798593. Acesso em: 24 fev. 2020.
CHENG, M.; FOLEY, C. Algorithmic management: The case of Airbnb. International Journal of Hospitality Management, v. 83, n. 1, p. 33–36, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2019.04.009. Acesso em: 24 fev. 2020.
CRUTZEN, N.; ZVEZDOV, D.; SCHALTEGGER, S. Sustainability and management control. Exploring and theorizing control patterns in large European firms. Journal of Cleaner Production, v. 143, p. 1291-1301, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.jclepro.2016.11.135. Acesso em: 24 fev. 2020.
DICIONÁRIO CAMBRIDGE. 2020. Uberize / Uberization. Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/uberize?q=uberization. Acesso em: 19 set. 2020.
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2a ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
HAENLEIN, M.; KAPLAN, A. A brief history of artificial intelligence: on the past, present and future of artificial intelligence. California Management Review, v. 61, n. 4, p. 5-14, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0008125619864925. Acesso em: 24 fev. 2020.
HALL, J. V.; KRUEGER, A. B. An analysis of the labor market for Uber’s driver-partners in the United States. ILR Review, v. 71, n. 3, p. 705-732, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0019793917717222. Acesso em: 04 ju. 2020.
HUGHES, C.; ROBERT, L.; FRADY, K.; ARROYOS, A. Artificial Intelligence, Employee Engagement, Fairness, and Job Outcomes. In C. Hughes, L. Robert, K. Frady & A. Arroyos (Eds.). 2019. Managing Technology and Middle- and Low-skilled Employees: Advances for Economic Regeneration (The Changing Context of Managing People) (p. 61-68). Bingley, UK: Emerald Publishing Limited.
JORDÃO, R. V. D.; BARBOSA, C. R.; RESENDE, P. T. Domestic Inflation, Cost Management and Control: A Successful Experience at a Brazilian Multinational. Journal of Education and Research in Accounting (REPeC), v. 12, n. 1, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.17524/repec.v12i1.1642. Acesso em: 24 jul. 2020.
JORDÃO, R. V.; SOUZA, A. A.; AVELAR, E. A. Organizational culture and post-acquisition changes in management control systems: An analysis of a successful Brazilian case. Journal of Business Research, v. 67, p. 542–549, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.jbusres.2013.11.011. Acesso em: 24 jul. 2020.
KIM, K.; BAEK, C.; LEE, J. Creative destruction of the sharing economy in action: The case of Uber. Transportation Research Part A: Policy And Practice, v. 110, n. 1, p. 118-127, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tra.2018.01.014. Acesso em: 24 fev. 2020.
LEONI, G.; PARKER, L. D. Governance and control of sharing economy platforms: Hosting on Airbnb. The British Accounting Review, v. 51, n. 6, p. 1-22, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.bar.2018.12.001. Acesso em: 06 set. 2020.
LUEG, R.; RADLACH, R. Managing sustainable development with management control systems: A literature review. European Management Journal, v. 34, n. 2, p. 158-171, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.emj.2015.11.005. Acesso em: 24 fev. 2020.
MALMI, T.; BROWN, D. A. Management control systems as a package – Opportunities, challenges and research directions. Management Accounting Research, v. 19, n. 4, p. 287-300, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.mar.2008.09.003. Acesso em: 18 jan. 2019.
NANDAGIRI, L.; PHILIP, V. Impact of influencers from Instagram and YouTube on their followers. International Journal of Multidisciplinary Research and Modern Education, v. 4, n. 1, p. 61-65, 2018.
ROSENBLAT, A.; STARK, L. Algorithmic labor and information asymmetries: A case study of Uber’sdrivers. International Journal of Communication, v. 10, n. 1, p. 3758-3784, 2016.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa (3a ed.). São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
SCHILDT, H. Big data and organizational design – the brave new world of algorithmic management and computer augmented transparency. Innovation: Organization & Management, v. 19, n. 1, p. 23-30, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/14479338.2016.1252043. Acesso em: 04 jul. 2020.
SECURITIES AND EXCHANGE COMMISSION – SEC. Form S-1 Registration Statement under the Securities Act of 1933 - UBER Technologies, Inc. SEC. 2019. Disponível em: https://www.sec.gov/Archives/edgar/data/1543151/000119312519103850/d647752ds1.htm. Acesso em: 19 set. 2020.
SILVEIRA, L. M.; PETRINI, M.; SANTOS, A. C. M. Z. Economia compartilhada e consumo colaborativo: o que estamos pesquisando?. Revista de Gestão, v. 23, n. 4, p. 298-305, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.rege.2016.09.005. Acesso em: 27 fev. 2020.
SUTHERLAND, W.; JARRAHI, M. H. The sharing economy and digital platforms: A review and research agenda. International Journal of Information Management, v. 43, n. 1, p. 328–341, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2018.07.004. Acesso em: 24 fev. 2020.
SVENSSON, N.; FUNCK, E. K. Management control in circular economy. Exploring and theorizing the adaptation of management control to circular business models. Journal of Cleaner Production, v. 233, n. 1, p. 390-398, 2019.
UBER. Como funciona o preço dinâmico. 2017. Disponível em: https://www.uber.com/pt-BR/blog/como-funciona-o-preco-dinamico-uber/. Acesso em: 19 set. 2020.
______. Sua nota vale mais do que 5 estrelas? Confira as vantagens do Clube 6 Estrelas da Uber. 2018a. Disponível em: https://www.uber.com/pt-BR/blog/sua-nota-vale-mais-do-que-5-estrelas-confira-as-vantagens-do-clube-6-estrelas-da-uber/. Acesso em: 19 set. 2020.
______. Descubra as categorias de Uber e como podem te ajudar no dia a dia. 2018b. Disponível em: https://www.uber.com/pt-BR/blog/categorias-da-uber/. Acesso em: 19 set. 2020.
______. Clube 6 Estrelas: o exclusivo clube de vantagens dos melhores motoristas parceiros da Uber. 2018c. Disponível em: https://www.uber.com/pt-BR/blog/belo-horizonte/clube-6-estrelas-belo-horizonte/. Acesso em: 19 set. 2020.
______. Como funcionam as Taxas de Aceitação e Cancelamento. 2019. Disponível em: https://www.uber.com/pt-BR/blog/como-funciona-taxa-aceitacao-cancelamento/. Acesso em: 19 set. 2020.
______. Uber cities. 2020a. Disponível em: https://uberestimator.com/cities. Acesso em: 19 set. 2020.
______. Quem somos. 2020b. Disponível em: https://www.uber.com/br/pt-br/about/. Acesso em: 19 set. 2020.
______. Brasil – Termos de Uso. 2020c. Disponível em: https://www.uber.com/legal/en/document/?name=general-terms-of-use&country=brazil&lang=pt-br. Acesso em: 19 set. 2020.
______. Understanding ratings. 2020d. Disponível em: https://help.uber.com/driving-and-delivering/article/understanding-ratings?nodeId=fa1eb77f-ad79-4607-9651-72b932be30b7. Acesso em: 19 set. 2020.
______. Uber Black SUV. 2020e. Disponível em: https://www.uber.com/us/en/ride/ubersuv/. Acesso em: 19 set. 2020.
______. UberXL. 2020f. Disponível em: https://www.uber.com/us/en/ride/uberxl/. Acesso em: 19 set. 2020.
______. Can I use a video camera?. 2020g. Disponível em: https://help.uber.com/driving-and-delivering/article/can-i-use-a-video-camera-?nodeId=efaad152-cbb6-45fe-9d7d-911842d21c8b. Acesso em: 19 set. 2020.
______. Código de Conduta da Uber. 2020h. Disponível em: https://www.uber.com/legal/en/document/?name=general-community-guidelines&country=brazil&lang=pt-br. Acesso em: 19 set. 2020.
______. (2020i). Termos e Condições do Programa Uber Pro. Disponível em: https://www.uber.com/legal/pt-br/document/?name=uber-pro-program-terms&country=brazil&lang=pt-br. Acesso em: 19 set. 2020.
______. (2020j). California and Non-California Uber Pro Terms and Conditions. Disponível em: https://www.uber.com/legal/pt-br/document/?name=uber-pro-program-terms&country=united-states&lang=en#kix.azn1t59b5iv9. Acesso em: 19 set. 2020.
WENTRUP, R.; NAKAMURA, H.; STRÖM, P. Uberization in Paris: the issue of trust between a digital platform and digital workers. Critical Perspectives on International Business, v. 15, n. 1, p. 1742-2043, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1108/CPOIB-03-2018-0033. Acesso em: 04 jul. 2020.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.