Uso de metodologias ativas e sua relação com o ciclo de vida docente na pós-graduação em Ciências Contábeis no Brasil

Palavras-chave: Metodologias ativas; Ciclo de vida docente; Contabilidade; Pós-graduação.

Resumo

Objetivo: identificar e analisar a relação entre o uso de metodologias ativas e o ciclo de vida docente no ensino de Pós-graduação em Ciências Contábeis.

Método: o estudo foi realizado por meio de um levantamento utilizando-se como estratégia de pesquisa a aplicação de um questionário. Para o tratamento dos dados realizou-se uma análise descritiva e de variância (ANOVA).

Originalidade/Relevância: o curso de Ciências Contábeis vem se consolidando nos últimos anos, na busca de absorver os reflexos das alterações ocorridas no ensino universitário, seja pela expansão do ensino superior, ou pela necessidade de adequação do futuro profissional contábil. Nesse sentido, os docentes da Pós-graduação apresentam maior propensão ao uso de modelos mais contemporâneos de ensino, como as metodologias ativas, visto seu avanço na carreira docente, tornando-se relevante estudar essas metodologias no contexto da pós-graduação.

Resultados: Quanto ao uso de metodologias ativas, foi possível constatar que no ensino da Pósgraduação os professores buscam desenvolver nos estudantes habilidades, conhecimentos e atitudes a fim de torná-los pensadores–críticos, pois os docentes proporcionam a troca de saberes entre as partes envolvidas no processo de ensino-aprendizagem por meio dessas metodologias. Por outro lado, não foi possível observar relação entre o uso de metodologias ativas e o ciclo de vida docente, mas foi possível identificar docentes de Pós-graduação em Ciências Contábeis em todas as fases do ciclo de vida, sendo que a maioria dos pesquisados se encontra na terceira fase do ciclo de vida docente.

Contribuições teóricas/metodológicas/práticas: o presente estudo contribui para constatação de que a prática docente na Pós-graduação da área Contábil se dá principalmente por esses métodos ativos de aprendizagem, como os pertencentes às categorias baseadas em exposição, problematização e dinâmicas, em função de que o uso dessas estratégias é maior do que o uso de aula expositiva tradicional.

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Biografia do Autor

Maria Nazaré Oliveira Wyse, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestra em Contabilidade Programa de Pós-Graduação em Contabilidade

Universidade Federal do Rio Grande

Cristiane Gularte Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Brasil. Especialista em Gestão Portuária pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em Administração Habilitação Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de Sao Paulo (USP) - Mestre em Administracao pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - Professor do Instituto de Ciencias Economicas, Administrativas e Contabeis da Universidade Federal de Rio Grande - FURG

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Publicado
2024-02-07
Como Citar
Oliveira Wyse, M. N., Gularte Quintana, C., & Quintana, A. C. (2024). Uso de metodologias ativas e sua relação com o ciclo de vida docente na pós-graduação em Ciências Contábeis no Brasil . Enfoque: Reflexão Contábil, 43(1), 1-16. https://doi.org/10.4025/enfoque.v43i1.61347
Seção
Artigos Originais