Desempenho acadêmico em ciências contábeis: turno noturno versus diurno
Abstract
À medida que se conhecem as variáveis que influenciam o desempenho dos alunos e observa-se a existência de diferenças entre os turnos, ações de melhorias podem ser tomadas com o intuito de minimizar tais diferenças. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é avaliar se existem diferenças
estatísticas entre o desempenho acadêmico dos alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) dos turnos integral e noturno, mensurado pelo Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA). A amostra foi composta pelo CRA de 709 alunos matriculados no Curso de Ciências Contábeis da UFU, entre o primeiro semestre de 2009 e o segundo semestre de 2012, sendo 379 estudantes do turno noturno e 330 do turno diurno. Utilizou-se o teste não paramétrico de Mann-Whitney, verificou-se diferença significativa (p-valor < 0,05) entre as notas medianas dos turnos, em que a nota do turno noturno supera a do turno integral. Além disso, verificou-
se, por meio de um questionário, a percepção de 21 docentes que ministram aulas nos dois turnos em relação ao desempenho dos alunos. Constatou-se que as percepções dos professores da FACIC-UFU estão coerentes com os resultados estatísticos, pois 18 dos 21 docentes investigados afirmaram que o os estudantes do noturno têm desempenho superior em relação aos estudantes do diurno. Esses achados contrariam a literatura pesquisada, pois não foi identificado nenhum estudo com resultados semelhantes.
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