Desigualdades de gênero na atuação de contadores e auditores no mercado de trabalho catarinense
Abstract
O objetivo deste estudo consiste em investigar evidências de desigualdade de gênero na atuação de contadores e auditores no mercado de trabalho do Estado de Santa Catarina. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa no que se refere ao método de tratamento e análise dos dados, descritiva quanto ao objetivo e documental no que tange aos procedimentos de coleta dos dados. A amostra do estudo compôs-se de 6.861 profissionais de Contabilidade e Auditoria do Estado de Santa Catarina, com inscrição ativa em 31 de dezembro de 2013 no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), referente à Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) 2522.10 contadores e 2522.05 auditores. Os resultados demonstraram que, mesmo com faixa média de escolaridade igual à dos homens, a remuneração média das mulheres é inferior, o que sugere evidências de desigualdade de gênero no contexto do mercado de trabalho contábil catarinense. Os coeficientes da regressão relacionados aos fatores influentes na remuneração ratificam os aspectos de desigualdade relatados. No tocante aos fatores influentes na remuneração, constatam-se indícios de desigualdade de gênero, considerando que os atributos faixa etária, tempo de emprego, escolaridade e tamanho de empresa poderiam justificar as diferenças nas remunerações recebidas entre os gêneros; no entanto, mostraram-se similares para homens e mulheres. A diferença verificada é insuficiente estatisticamente para fundamentar a disparidade evidenciada entre os gêneros no que diz respeito às remunerações auferidas.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND COPYRIGHTS
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal.
The copyrights belong exclusively to the authors. Published content is licensed under Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0) guidelines, which allows sharing (copy and distribution of the material in any medium or format) and adaptation (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, under the terms of attribution.
Read this link for further information on how to use CC BY 3.0 properly.





