<b>A integração do com kaizen com o custeio baseado em atividades (ABC)</b> - doi: 10.4025/enfoque.v25i2.3498
Resumo
O kaizen é uma ferramenta direcionada para a redução de custos e melhoria contínua de processos de produção e administrativos, utilizando a estratégia baseada no tempo, tendo em vista a demanda do mercado, e produzindo as quantidades relacionadas com essa demanda do mercado, visando regular a velocidade dos processos chamada de “takt time ” - o tempo de ciclo. Okaizen mensura e separa as atividades que agregam e não agregam valor ao produto, segregando as funções da produção por atividades, definidas de acordo com um sistema de processos enxuto, seguindo um único fluxo de produção. O objetivo deste artigo é promover uma integração entre o sistema kaizen e o ABC (Custeio Baseado em Atividades), para reforçar e fortalecer ambos os sistemas, que são de extrema importância na gestão de custos atuais. A integração dos dois sistemas será feita com o kaizen na aplicação prática para a manutenção do ABC, este sendo considerado como um sistema contábil, mensurando os custos gerenciais, através da análise do caso da Siemens que adotou a metodologia kaizen em seus processos.Ao invés do ABC dar suporte ao processo de gestão (planejamento, execução e controle) como um todo, foi dada mais ênfase aos aspectos econômicos (mensuração), enquanto kaizen é focado nos aspectos físicos e operacionaisDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.