O O efeito do Guidance na Relevância da Informação Contábil no Brasil

Résumé

Este estudo investiga a influência da divulgação de guidance na relevância da informação contábil de empresas listadas na B3. Para medir a relevância informacional dos números contábeis divulgados, foram utilizadas as métricas de coeficiente de resposta ao lucro e de value relevance (VR). Na amostra de 170 companhias não financeiras listadas na B3, entre 2010 a 2016, cerca de 30% delas divulgaram o guidance em seus Formulários de Referência. Os resultados indicam que o guidance, apesar de ser significativo para explicar o retorno corrente anual, não possui relação com o coeficiente de resposta ao lucro. A análise de VR mostra que o guidance aumenta a relevância do patrimônio líquido. Os resultados contribuem para mostrar a investidores, analistas e acionistas a importância das informações financeiras prospectivas divulgadas no guidance para a avaliação das companhias, entre outras tomadas de decisão. Este estudo amplia as evidências anteriores sobre a divulgação do guidance no mercado de capitais.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Renata Souza da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestra em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – PPGCC/UFRJ

José Elias Feres de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP)
Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCC/UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGCon/UFES)

Marcelo Alvaro da Silva Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Administração Pública e de Empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1994), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (1998), Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ (2006) e Pós-Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP (2010). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Departamento de Contabilidade da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC). Tem atuado na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Desempenho Organizacional, Controladoria e Finanças Corporativas, Teoria da Decisão e Métodos Quantitativos Aplicados. Em 2015 foi eleito Diretor Científico da ANPCONT, atuando nessa função até final de 2016. De set/2016 até junho/2019 foi membro titular do Comitê de Assessoramento do CNPq na área de Administração, Ciências Contábeis e Economia (CA-AE), sendo coordenador do referido comitê no período de julho/2018 à junho/2019. Foi bolsista de produtividade PQ-2 no período 2012-2014 e está como bolsista PQ-1D para o período de 2015-2019. 

Publiée
2021-09-15
Comment citer
Souza da Costa, R., Feres de Almeida, J. E., & Silva Macedo, M. A. da. (2021). O O efeito do Guidance na Relevância da Informação Contábil no Brasil. Enfoque: Reflexão Contábil, 40(3), 97-116. https://doi.org/10.4025/enfoque.v40i3.50462
Rubrique
Artigos Originais