<b>Reflexo da introdução da substituição tributária de ICMS – imposto sobre circulação de mercadorias e serviços – na arrecadação do Estado de São Paulo</b> - doi: 10.4025/enfoque.v29i3.11369

  • Alexandre Gonzales PUC/SP
  • Luiz João Corrar USP

Resumen

O ICMS- Imposto sobre Mercadorias e Serviços é um componente importante nos preços praticados pelas empresas comerciais e industriais. A sistemática de cobrança deste tributo por substituição tributária vem ganhando corpo no Estado de São Paulo, e tem por objetivos aumentar a eficácia da arrecadação e facilitar a fiscalização do referido tributo. O estudo apresentado teve por objetivo identificar, com a utilização de regressão múltipla, a existência de influência na arrecadação de ICMS de um determinado segmento no Estado de São Paulo, por decorrência da adoção da sistemática supra citada. Concluiu-se que nesse caso especificamente, ficou evidenciado o acréscimo de arrecadação após a adoção do regime de substituição tributária de ICMS, o que vai de encontro às justificativas para adoção da substituição tributária.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Alexandre Gonzales, PUC/SP
Professor do departamento de Ciências Contábeis da PUC/SP. Contador, Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC/SP (2008) e doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo.
Luiz João Corrar, USP
Professor da Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1990)
Publicado
2011-01-31
Cómo citar
Gonzales, A., & Corrar, L. J. (2011). <b>Reflexo da introdução da substituição tributária de ICMS – imposto sobre circulação de mercadorias e serviços – na arrecadação do Estado de São Paulo</b&gt; - doi: 10.4025/enfoque.v29i3.11369. Enfoque: Reflexão Contábil, 29(3), 64-75. https://doi.org/10.4025/enfoque.v29i3.11369
Sección
Original Articles