<b>Congresso ANPCONT: análise bibliométrica descritiva e avaliativa dos artigos publicados de 2007 a 2011</b> - doi: 10.4025/enfoque.v31i3.16946
Resumen
A análise de congressos, periódicos e da produção científica é realizada em diferentes áreas da ciência, com fins de entender o perfil dos autores, das produções ou avaliar sua qualidade. Apesar de utilizarem métodos e ferramentas de análise distintas, o objetivo normalmente se propõe ao desenvolvimento da ciência e caracterização das produções nas diferentes áreas do conhecimento. Este estudo possui objetivos que concernem a dois ramos da bibliometria, avaliativa e descritiva, caracterizando seu diferencial. O objetivo geral consiste na análise e entendimento das características das produções científicas publicadas no Congresso ANPCONT, e os objetivos específicos são o delineamento do perfil dos autores, de sua produtividade e dos fundamentadores para a produção. Os métodos utilizados são bibliométricos e, para a análise descritiva foi aplicada a Lei de Lotka, que determina o nível de produtividade dos autores. Para a análise avaliativa foi aplicado o estudo da tipologia das referências utilizadas. Como resultados observa-se que, quanto ao perfil dos autores, estes são, em sua maioria, ligados ao meio acadêmico, professores e doutores, com predominância de estudos advindos da Universidade de São Paulo, Fucape Business School e Universidade Regional de Blumenau. Quanto a análise descritiva, identifica-se que a produção não se ajusta a Lei de Lotka, e na análise avaliativa, nota-se a predominância de artigos de periódicos internacionais como fundamentadores. Conclui-se que a produção demonstrou ter se desenvolvido ao longo do tempo, sendo que alguns autores, universidades e estados se destacam na produção do congresso sendo responsáveis pela maior parte dos estudos lá publicados.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.