Propriedades dos estudos de teoria da contabilidade em um periódico científico brasileiro

  • Sidnei Celerino da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Robson Zuccolotto Universidade Federal de Viçosa, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCH) - Departamento de Administração e Contabilidade (DAD)
Palavras-chave: Teoria da contabilidade, Leis bibliométricas, Produção contábil.

Resumo

Este estudo bibliométrico tem como objetivo avaliar a produção científica na área de teoria da Contabilidade, publicada na Revista de Contabilidade e Finanças (RCF), da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), no período de 2001 a 2010. Por meio de uma pesquisa descritiva com delineamento documental, foram identificados e analisados 27 artigos relacionados à área selecionada. O estudo analisou as características das autorias e formação de redes de pesquisa, predominando autoria e redes vinculadas a FEA/USP. Em relação ao enfoque, abordagem e tipologia metodológica, o estudo identificou que a maioria dos artigos adotou o enfoque da racionalidade econômica. Cresceram a quantidade de artigos com abordagem positiva nos últimos anos, mas prevalecem estudos normativos no período. Constatou ainda, que os autores privilegiaram os estudos empíricos, com uso acentuado de ferramental estatístico e prevalece a discussão do tema conservadorismo. Ademais, os autores privilegiaram a consulta aos periódicos internacionais, livros nacionais e internacionais e pesquisas em dissertações e teses nacionais, sendo que James Ohlson e Eliseu Martins foram os autores mais citados. Por fim, constatou-se que é imprescindível a vinculação dos autores da área a pesquisadores de instituições internacionais e de outras áreas do conhecimento para mitigar a endogenia da produção científica, o viés contábil e aprimorar a reflexão sobre o direcionamento da pesquisa contábil na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidnei Celerino da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Mestrado em Ciências Contábeis pela FACC/UFRJ e Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professor do Colegiado de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Robson Zuccolotto, Universidade Federal de Viçosa, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCH) - Departamento de Administração e Contabilidade (DAD)

Mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape) e Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professor do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Publicado
2014-09-09
Como Citar
Silva, S. C. da, & Zuccolotto, R. (2014). Propriedades dos estudos de teoria da contabilidade em um periódico científico brasileiro. Enfoque: Reflexão Contábil, 33(2), 35-53. https://doi.org/10.4025/enfoque.v33i2.19747
Seção
Artigos Originais