Análise do comportamento dos custos no setor de telecomunicações com base nas regulamentações ocorridas no Brasil
Resumen
Por meio de uma abordagem predominantemente quantitativa, e com análises pautadas em séries temporais, o presente artigo tem como objetivo identificar o comportamento dos custos em função das mudanças regulatórias nas empresas de Telecomunicações listadas na BM&FBovespa entre 1995 e 2012. Os resultados indicam que as despesas de vendas e o custo dos produtos vendidos apresentaram maiores oscilações em momentos de promulgação de leis como, por exemplo, a permissão para entrada de novas empresas no setor. Além disso, as despesas financeiras, de vendas e administrativas apresentaram tendência de crescimento, enquanto que o custo dos produtos vendidos apresentou tendência de queda. Na análise dos custos totais, conclui-se que as maiores oscilações ocorreram até 2003 quando a legislação permitiu a entrada de novas empresas no setor, com certa estabilidade após este período, o que demonstra que os custos das empresas são afetados pelas regulamentações ocorridas no Brasil.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.