Papel epistemológico da teoria e pesquisa em contabilidade
Resumen
Este estudo afirma que a teoria é parte indissociável da pesquisa científica e, portanto, indispensável ao desenvolvimento científico em contabilidade. Para demonstrar esse argumento, recorreu-se a teoria da ciência a partir da epistemologia e da filosofia da ciência, oriundas do desenvolvimento da linguagem científica, expressa nas abordagens sintática e semântica. Na prática científica, a escolha de uma teoria ocorre a partir de certas virtudes da mesma, assim como o seu sucesso ou fracasso é avaliado por testes de observação e experimento. Na literatura da contabilidade, foram observados o uso e a construção de teorias, o que corrobora com o sugerido neste trabalho. Futuras pesquisas podem investigar: o fenômeno da construção de teorias na área visando descobrir qual visão predomina: a sintática ou a semântica; as formas que esses modelos estão sendo testados; os resultados obtidos e o desenvolvimento de modelos e teorias que ainda não existem, seguindo a lógica da linguagem científica aqui tratada.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.