Papel epistemológico da teoria e pesquisa em contabilidade

  • Manoel Raimundo Santana Farias Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Kelly Teixeira Rodrigues Farias Universidade Federal do Pará - UFPA

Resumen

Este estudo afirma que a teoria é parte indissociável da pesquisa científica e, portanto, indispensável ao desenvolvimento científico em contabilidade. Para demonstrar esse argumento, recorreu-se a teoria da ciência a partir da epistemologia e da filosofia da ciência, oriundas do desenvolvimento da linguagem científica, expressa nas abordagens sintática e semântica. Na prática científica, a escolha de uma teoria ocorre a partir de certas virtudes da mesma, assim como o seu sucesso ou fracasso é avaliado por testes de observação e experimento. Na literatura da contabilidade, foram observados o uso e a construção de teorias, o que corrobora com o sugerido neste trabalho. Futuras pesquisas podem investigar: o fenômeno da construção de teorias na área visando descobrir qual visão predomina: a sintática ou a semântica; as formas que esses modelos estão sendo testados; os resultados obtidos e o desenvolvimento de modelos e teorias que ainda não existem, seguindo a lógica da linguagem científica aqui tratada.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Manoel Raimundo Santana Farias, Universidade Federal do Pará - UFPA
Doutor e Mestre em Contabilidade pela USP-SP. Graduado em Contabilidade pela UFPA. Professor e Pesquisador da UFPA na Faculdade de Ciências Contábeis.
Kelly Teixeira Rodrigues Farias, Universidade Federal do Pará - UFPA
Doutora e Mestre em Contabilidade pela USP-SP. Graduado em Contabilidade pela UFPA. Professora e Pesquisadora da UFPA na Faculdade de Ciências Contábeis.
Publicado
2014-12-19
Cómo citar
Farias, M. R. S., & Farias, K. T. R. (2014). Papel epistemológico da teoria e pesquisa em contabilidade. Enfoque: Reflexão Contábil, 33(3), 121-135. https://doi.org/10.4025/enfoque.v33i3.24563
Sección
Original Articles