Governança corporativa e remuneração dos diretores executivos das empresas Brasileiras
Resumen
Este estudo objetivou analisar os atributos de governança corporativa que afetam a remuneração dos diretores executivos das empresas de capital aberto brasileiras. Realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa. A amostra do estudo compreendeu as 100 empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa, pertencentes ao Novo Mercado. A partir dos resultados do estudo verificou-se que a variável tamanho da empresa apresentou relação significativa com a remuneração fixa. A participação acionária dos diretores, tamanho do conselho de administração e ROA apresentaram significância com a remuneração variável, porém, a participação acionária e o tamanho do conselho de administração de forma negativa. O tamanho do conselho de administração, o ROA e tamanho da empresa relacionaram-se de forma significativa com a remuneração total. Conclui-se que os atributos de governança corporativa que afetam a remuneração dos diretores executivos das empresas analisadas foram a participação acionária dos diretores, tamanho do conselho de administração, ROA e tamanho da empresa.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.