Percepção de qualidade do curso de ciências contábeis: a validação do Course Experience Questionaire com estudantes brasileiros

  • Wellington Dantas de Sousa Fucape Business School
  • Valcemiro Nossa Fucape Business School
  • João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento Universidade Federal do Piauí (UFPI) http://orcid.org/0000-0003-3505-372X
  • Arilda Magna Campagnaro Teixeira Fucape Business School

Resumen

O presente estudo se propôs a validar o instrumento Course Experience Questionnaire (CEQ) para avaliação dos cursos de Ciências Contábeis do Brasil. Desse modo, a pesquisa, do tipo descritiva, foi operacionalizada por meio da aplicação da técnica multivariada de Análise Fatorial Confirmatória. O público alvo foi composto pelos discentes a partir do 5º período do Curso de Ciências Contábeis que constituíram uma amostra por conveniência de 571 alunos brasileiros. Após o tratamento inicial dos dados, com boa consistência interna das escalas do CEQ, verificou-se que os dados da estatística descritiva revelaram uma qualidade percebida pelos discentes em aproximadamente 70% das variáveis que compõem o instrumento. Os achados da pesquisa denotam que o CEQ foi validado no contexto brasileiro, indicando que o modelo apresenta um adequado ajuste para capturar a qualidade de ensino e aprendizagem percebida pelos discentes.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Wellington Dantas de Sousa, Fucape Business School

Mestre em Ciências Contábeis

Valcemiro Nossa, Fucape Business School

Doutor em Ciências Contábeis

João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Prof. da Universidade Federal do Piauí - Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS).

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Arilda Magna Campagnaro Teixeira, Fucape Business School

Doutora em Economia

Publicado
2017-05-12
Cómo citar
Sousa, W. D. de, Nossa, V., Nascimento, J. C. H. B. do, & Teixeira, A. M. C. (2017). Percepção de qualidade do curso de ciências contábeis: a validação do Course Experience Questionaire com estudantes brasileiros. Enfoque: Reflexão Contábil, 36(2), 59-75. https://doi.org/10.4025/enfoque.v36i2.32582
Sección
Original Articles