RELACIONAMENTO COM INVESTIDORES COM USO DO WEBSITE CORPORATIVO: ANÁLISE EMPÍRICA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS NA BOVESPA*

  • Wesley Mendes Silva
  • Roy Martelanc Universidade de São Paulo

Resumen

A análise da governança corporativa, incluindo-se a transparência da administração, tem-se tornado um fator chave para conhecer as grandes empresas.Ao mesmo tempo, vem sendo apontada como um indicador de confiança dos investidores nas decisões tomadas pela administração das empresas listadas em bolsas de valores. Porém, a Internet proporcionou às corporações um poderoso canal de relacionamento com investidores. Assim, este artigo tem como objetivo verificar a existência de associações entre características das empresas e a disseminação voluntária de informações de interesse dos investidores: (a) informações financeiras, e (b) práticas de governança corporativa adotadas, por meio dos websites corporativos.O estudo consiste em um cross section realizado a partir de dados referentes a 282 empresas não-financeiras listadas na Bovespa em 2005. Os principais resultados sugerem que quanto maior a firma, e quanto maior o retorno anual das ações da empresa, maior é a soma de informações disseminadas no corporativo. Além disso, as empresas mais recentemente listadas são mais propensas a divulgar informações de interesse dos investidores. Observou-se ainda que, nos últimos três anos, houve um aumento da disseminação voluntária de informações financeiras nos websites corporativos

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Wesley Mendes Silva
Wesley Mendes-Da-Silva é um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Finanças, é Associado à Anpad, na Divisão de Finanças. É Bacharel em Administração pela Universidade Católica de Pernambuco (2000), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e Doutorando em Administração (linha de Finanças), desde 2006, pela FEA, possui trabalhos publicados e premiações no Brasil e no exterior, com foco em mercado de capitais e finanças corporativas. Entre suas publicações destacam-se aquelas realizadas em colaboração com autores estrangeiros, disponíveis no International Law & Management Review, Journal of Corporate Ownership & Control e The ICFAI Journal of Behavioral Finance. É autor de capítulos de livros e Referee convidado de publicações e conferências acadêmicas, no Brasil e no exterior. Detém ainda o título de Oficial da Reserva não-Remunerada do Exército Brasileiro Currículo Lattes
Publicado
2008-08-19
Cómo citar
Silva, W. M., & Martelanc, R. (2008). RELACIONAMENTO COM INVESTIDORES COM USO DO WEBSITE CORPORATIVO: ANÁLISE EMPÍRICA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS NA BOVESPA*. Enfoque: Reflexão Contábil, 25(3), 41-56. https://doi.org/10.4025/enfoque.v25i3.3486
Sección
Original Articles