Influência da política de investimentos no desempenho econômico de empresas industriais brasileiras em períodos pré-crise e crise econômica
Résumé
As decisões de investimento estão entre as mais importantes inseridas na teoria de finanças e, devido sua complexidade, permanecem como foco de estudo em todo o mundo. Neste sentido, visando contribuir para a formação do conhecimento acerca do tema, que carece de evidências comparativas entre períodos de recessão e prosperidade, este estudo tem por objetivo verificar a influência da política de investimentos no desempenho econômico de empresas industriais brasileiras em períodos pré-crise e crise econômica.Para tanto, realizou-se pesquisa descritiva, de procedimento documental e abordagem quantitativa dos dados. A amostra de pesquisa corresponde a 123 organizações industriais brasileiras listadas na B3, sendo o período de análise de 2010 a 2015 e as informações derivadas da base de dados Economática®. Os resultados confirmam que as empresas vêm perdendo desempenho no período de crise econômica (2014 e 2015) e que as aquisições de imobilizado, vinculadas à política de investimentos, são significativamente menores nos referidos anos de recessão econômica. Quanto à influência de tais investimentos no desempenho econômico, tem-se que em períodos de prosperidade econômica as aquisições de ativos fixos proporcionam maior resultado, o que não foi confirmado estatisticamente em períodos de crise. Além disso, investimentos passados também não apresentam relação com a performance corporativa em períodos turbulentos. Conclui-se que decisões de investimentos são mais complexas e suscetíveis a não resultarem no desempenho planejado em períodos de crise, o que deve demandar, portanto, tomada de decisão ainda mais acurada por gestores para a correta efetivação dos investimentos realizados.
Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.