O uso do modelo COSO na administração pública: um estudo nos municípios catarinenses

Resumen

O objetivo deste estudo foi avaliar os Controles Internos que estão em operação nos municípios Catarinenses para constatar se os componentes e princípios de Controles Internos do modelo COSO Framework 2013, relacionados à eficiência operacional: ambiente de controle, avaliação de risco, atividades de controle, informação e comunicação e monitoramento, estão substancialmente presentes. A pesquisa molda-se à abordagem quantitativa, na estratégia de levantamento survey, de caráter descritivo com corte transversal. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado, com 80 perguntas diretas do tipo Likert de 5 pontos, atingindo todos os responsáveis pelos Controles Internos dos 295 municípios pesquisados, consolidando-se o censo. Avaliou-se a confiabilidade interna das escalas pelo alfa de Cronbach, que apresentou valores acima de 0,7 para todas as variáveis. Para medir as características dos componentes que impactam na eficiência operacional, usou-se a análise descritiva, com cálculo da média e desvio-padrão, agrupados por componentes e princípios do modelo COSO Framework 2013.O resultado da pesquisa evidenciou que os municípios catarinenses, no seu conjunto, utilizam satisfatoriamente os 5 componentes do modelo COSO Framework 2013, contribuindo para a efetividade do Sistema de Controle Interno, considerando que atingiu o índice médio geral de 3,7421. A pesquisa também revelou a necessidade de aprimoramento dos componentes Ambiente de Controle (índice médio de 3,4991) e Informação e Comunicação (índice médio de 3,5454).

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

João Luiz Gattringer, Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina

Auditor Fiscal de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina

Sidnei Vieira Marinho, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Diretor da Escola de Negócios da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Professor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Empresarial, Internacionalização e Logística (PMPGIL) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Publicado
2019-12-26
Cómo citar
Gattringer, J. L., & Marinho, S. V. (2019). O uso do modelo COSO na administração pública: um estudo nos municípios catarinenses . Enfoque: Reflexão Contábil, 39(1), 75-95. https://doi.org/10.4025/enfoque.v39i1.44412
Sección
Original Articles