Efeitos cognitivos, motivacionais e do valor de realização da participação orçamentária sobre o desempenho no trabalho
Resumen
Este estudo objetivou avaliar os efeitos cognitivos, motivacionais e do valor de realização da participação orçamentária sobre o desempenho no trabalho. Este artigo apresenta os resultados de um estudo que reexamina o modelo teórico de análise desenvolvido por Chong, Eggleton e Leong (2006). A amostra da pesquisa compreendeu 121 gestores com responsabilidade orçamentária de organizações industriais do Estado de Santa Catarina (SC). Os resultados suportam os diversos papéis da participação orçamentária, pois esta variável apresentou efeitos positivos na satisfação e desempenho dos gestores no trabalho. O comprometimento organizacional também evidenciou uma relação positiva com a satisfação e o desempenho do indivíduo no trabalho. Estes achados revelam que a participação orçamentária proporciona o aumento da satisfação no trabalho e potencializa o desempenho dos gestores. Uma vez satisfeitos com o trabalho, comprometem-se mais com a organização, o que consequentemente apresentou reflexos positivos no desempenho dos gestores em atividades orçamentárias. A partir dos resultados, não pode-se confirmar que a participação orçamentária reduz os níveis de ambiguidade de papéis. Conclui-se que a participação orçamentária produz efeitos do valor de realização (satisfação no trabalho), que influenciam positivamente o desempenho no trabalho. Os resultados oferecem suporte para que as organizações industriais direcionem esforços para práticas organizacionais que visam melhorar as definições das responsabilidades e os objetivos do cargo de controller, com vistas a aumentar o comprometimento destes com a organização, sua satisfação no trabalho e o seu desempenho em atividades orçamentárias.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.