Governança corporativa dos bancos e sua relação com indicadores de desempenho e risco
Resumen
O tema Governança Corporativa (GC) é um dos mais evidenciados nos últimos anos na área contábil. A pesquisa analisa o nível de GC das instituições financeiras brasileiras, pela sua importância frente a estabilidade do sistema econômico e financeiro nacional. O objetivo principal é verificar se a regulamentação bancária é substituta ou complementar à Governança e se pode influenciar o desempenho e risco dos bancos. Para tanto, o estudo propôs um índice de governança específico para bancos (IGOV-Bancos), visto que os mencionados na literatura não atendem ao enforcement do setor. Na sequência, as variáveis de desempenho e risco identificadas tiveram como base a metodologia americana utilizada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). A metodologia econométrica utilizada foi Análise em Painel. A amostra contou com os 50 maiores bancos do relatório Top50Bacen no período de 2010 à 2014. Os resultados da pesquisa apontam que a regulamentação bancária é a própria governança corporativa, aliás, muitos bancos não atendem nem a legislação bancária. Os resultados revelam que o IGOV-Bancos influenciou positivamente o desempenho e negativamente o risco das instituições, tendo pelo menos uma variável com resultado esperado encontrado. Em relação às sub-hipóteses de risco, as regressões demonstraram que tanto o Risco de Mercado quanto o Risco de Crédito não foram significantes. O Risco Operacional e Risco de Liquidez foram significativos. Ao concluir o presente estudo, espera-se ter apontado que a governança corporativa em bancos tem que evoluir para além do que se exige a regulamentação, mas que mesmo assim, quanto maior o IGOVBancos, maior o desempenho e menor o risco.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.