<b>Evidenciação contábil: análise comparativa da aplicação das normas internacionais de contabilidade e das normas vigentes no brasil em operações de arrendamento mercantil financeiro</b> - doi: 10.4025/enfoque.v26i2.4821
Resumen
A tendência de adoção das Normas Internacionais de Contabilidade (NIC) por empresas brasileiras tem sido uma realidade. Essa iniciativa visa tornar as informações contábeis mais precisas e confiáveis. Sendo assim, este artigo tem o objetivo de descrever, analisar e comparar a evidenciação contábil quando aplicada as NIC e as normas fiscais vigentes no Brasil sobre o arrendamento mercantil. Para cumpri-lo utilizou-se da pesquisa bibliográfica e de modelos de simulações para apresentar as principais características das variáveis estudadas. Os resultados da pesquisa indicam que a adoção das normas internacionais de contabilidade reflete, com maior fidedignidade, a situação patrimonial, econômica e financeira tanto para a empresa arrendatária quanto para a arrendadora. As conclusões apontam que a evidenciação das informações contábeis quando adotadas as normas internacionais de contabilidade em operações de arrendamento mercantil financeiro são mais fidedignas; a qualidade da informação prepondera em decisões de investimento e endividamento e a legislação fiscal vigente no Brasil tem sido fator de limitação da harmonização contábil e da prática de governança corporativa.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.