<b>Implicações das teorias do patrimônio líquido sobre as informações contábeis divulgadas por instituições do terceiro setor</b> - doi: 10.4025/enfoque.v26i2.5203
Resumen
O desenvolvimento do Terceiro Setor pressupõe a superação de desafios como: eficiência, colaboração, sustentabilidade, legitimidade e, principalmente, garantir a transparência da sua condição econômicofinanceira e do seu desempenho na implementação de projetos/programas sociais. Todavia, observa-se que, no Brasil, as demonstrações contábeis elaboradas por instituições do Terceiro Setor são adaptações de demonstrativos desenvolvidos para empresas, o que pode prejudicar o processo informacional. As diferentes teorias do Patrimônio Líquido (proprietário, entidade e dos fundos) ressaltam as características das organizações, empresariais ou não, e as perspectivas distintas quanto ao foco da evidenciação contábil. Portanto, o objetivo deste trabalho é explicar como tais teorias influenciam a formulação de normas práticas pelos órgãos reguladores no Brasil e Estados Unidos da América e, conseqüentemente, a elaboração e divulgação de informações contábeis pelo Terceiro Setor. Desenvolveu-se um caso de estudo da Fundação Zerbini, o qual revelou incoerência quanto à adoção das teorias do Patrimônio Líquido, deixando de atender adequadamente as necessidades dos usuários externos da contabilidade.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.