Relação entre o CEO narcisista e os honorários de auditoria

Resumen

Os traços de personalidade narcisista do CEO podem acarretar implicações negativas e positivas nas organizações. Acredita-se que aspectos como o controle interno, o risco do cliente e a sua complexidade podem ser influenciados por gestores narcisistas e, por conseguinte, a determinação dos honorários de auditoria. Dessa forma, à luz da Teoria do Alto Escalão, e no sentido de alcançar o objetivo de analisar a relação entre a personalidade narcisista do CEO e os honorários de auditoria, realizou-se uma pesquisa descritiva, com base em dados secundários de 181 empresas listadas na B3 S/A – Brasil, Bolsa, Balcão –, referentes ao período 2015-2018. Durante o tratamento dos dados, utilizaram-se o teste de diferenças entre médias, a regressão linear múltipla e a análise de mediação, a fim de se confirmar ou refutar a relação entre CEO narcisista e honorários de auditoria. Os resultados mostram que o CEO narcisista influencia positivamente os honorários de auditoria. Quanto à análise de mediação, verificou-se que o CEO narcisista influencia a variável controle interno, representada pelo comitê de auditoria, refletindo-se, assim, positivamente nos honorários de auditoria. Desse modo, não foi rejeitada a hipótese de que o CEO narcisista influencia os honorários de auditoria, mas foram rejeitadas as hipóteses relacionadas a fraqueza material e deficiências significativas do controle interno, o risco do cliente e a sua complexidade, como variáveis mediadoras da relação entre a personalidade narcisista do CEO e os honorários de auditoria.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Jane Elly Nunes da Costa Lima, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte – FCRN

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará
Faculdade Católica do Rio Grande do Norte – FCRN

Marcia Martins Mendes De Luca, Universidade Federal do Ceara

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo.
Universidade Federal do Ceará - Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima, University of Illinois at Urbana-Champaign

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo.
University of Illinois at Urbana-Champaign

Alessandra Carvalho de Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Universidade Federal do Ceará - Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Citas

AL-BASTAKI, H.; JOSHI, P. L. Determinants of audit fees: evidence from the companies listed in Bahrain. International Journal of Auditing, v.4, n.2, p. 129-138, 2000.

APOSTOLOU, B. A.; HASSELL, J. M.; JOHNSON, E. N.; J. R. KUHN, J. Auditor perceptions of client narcissism as a fraud attitude risk factor. A Journal of Practice & Theory, v. 32, n. 1, p. 203-219, 2013.

ÁVILA, J. R.; COSTA, P. D.; FÁVERO, L. P. Honorários de auditoria e book-tax differences. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 11, n. 31, p. 31-46, 2017.

BACK, M. D.; SCHMUKLE, S. C.; EGLOFF, B. Why are narcissists so charming at first sight? Decoding the narcissism-popularity link at zero acquaintance. Journal of Personality and Social Psychology, v. 95, n. 1, p. 132-145, 2010.

BARON, R. M.; KENNY, D. A.. The moderator-mediator variable distinction in social psychological research: conceptual, strategic and statistical considerations. Journal of Personality and Social Psychology, v. 51, n. 6, p. 1173-1182, 1986.

BRIGHENTI, J.; DEGENHART, L.; CUNHA, P. R.. Fatores influentes nos honorários de auditoria: análise das empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa. Pensar Contábil, v. 18, n.65, p.16-27, jan./abr. 2016).

BUYL, T.; BOONE, C.; WADE, J. B. CEO Narcissism, risk-taking, and resilience: An empirical analysis in US commercial banks. Journal of Management, v. 45, n. 4, p. 1372-1400, 2017.

CAMPBELL, W. K.; HOFFMAN, B. J.; CAMPBELL, S. M.; MARCHISIO, G. Narcissism in organizational contexts. Human Resource Management Review, v. 21,n. 4, p.268-284, 2011.

CARLSON, E. N.; VAZIRE, S.; OLTMANNS, T. F. You probably think this paper's about you: narcissists' perceptions of their personality and reputation. Journal of Personality and Social Psychology, v.101, n. 1, p. 185-201, 2011.

CARMO, C. H.; RIBEIRO, A. M.; CARVALHO, L. N. Convergência de fato ou de direito? A influência do sistema jurídico na aceitação das normas internacionais para pequenas e médias empresas. Revista Contabilidade & Finanças, v. 22, n. 57, p. 242-262, 2011.

CARPENTER, M. A.; GELETKANYCZ, M. A.; SANDERS, W. G. Upper echelons echelons research revisited: antecedents, elements, and consequences of top management team composition. Journal of Management, v. 30 n. 6, p. 749-778, 2004.

CASTRO, W. B.; PELEIAS, I. R.; SILVA, G. P. Determinantes dos honorários de auditoria: um estudo nas empresas listadas na BM&FBovespa, Brasil. Revista Contabilidade & Finanças, v. 26, n.69, p. 261-273, 2015.

CHATTERJEE, A.; HAMBRICK, D. C. It’s all about me: narcissistic chief executive officers and their effects on company strategy and. Administrative Science Quarterly, v. 52, n. 3, p. 351-386, 2007.

CHENG, M.; DHALIWAL, D.; ZHANG, Y.. Does investment efficiency improve after the disclosure ofmaterial weaknesses in internal control over financial reporting? Journal of Accounting and Economics, v. 56, n. 1, p. 1-18, 2013.

CFC. Conselho Federal Contabilidade. NBC TA 70 - Comunicação dos principais assuntos de auditoria no relatório do auditor independente, de 04 de julho de 2016. 2019, disponível em: https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/. Acessado em: 10 abril, 2020.

COOPER, D.; PATEL, P. C. The harder they fall, the faster they rise: approach and avoidance focus in narcissistic CEOs. Strategic Management Journal, v. 35 n.10, p. 1528-1540, 2014.

DOYLE, J.; GE, W.; MCVAY, S. Determinants ofweaknesses in internal control over financial reporting. Journal of Accounting and Economics, v. 4, n. 1-2, p. 193-223, 2007.

DULLEMAN, S.; HURWITZ, H.; SUN, Y. Managerial overconfidence and audit fees. Journal of Contemporary Accounting and Economics, v. 11, n. 2, p. 148-165, 2015.

FELIX, W.L.; JR. GRAMLING, A. A.; MALETTA, M. J. The contribution of internal audit as a determinant of external audit fees and factors influencing this contribution. Journal of Accounting Research, v. 39, n. 3, p. 513-534, 2001.

GOTTI, G.; HAN, S.; HIGGS, J. L.; KANG, T. Managerial ownership, corporate monitoring and audit fee. Journal of Accounting, Auditing & Finance, v. 27, n. 3, p. 412-437, 2011.

HALLAK, R. T.; SILVA, A. L. Determinantes das despesas com serviços de auditoria e consultoria prestados pelo auditor independente no Brasil. Revista Contabilidade & Finanças, v. 23, n. 60, p. 223-231, 2012.

HAM, C.; SEYBERT, N.; WANG, S. Narcissism is a bad sign: CEO signature size, investment, and performance. Review of Accounting Studies, v. 23, n. 1, p. 234-264, 2017.

HAMBRICK, D. C. Upper echelons theory: an update. Academy of Management Review, v. 32, n. 2, p. 334-343, 2007.

HAMBRICK, D. C.; MASON, P. A. Upper echelons: the organization as a reflection of its top managers. The Academy of Management Review, v. 9, n. 2, p. 193-206,1984.

HAN, S., KANG, T., & REES, L. The association between institutional ownership and audit properties. Asia-Pacific Journal of Accounting & Economics, v. 20, n. 2, p. 199-222, 2013.

HASSAN, Y. M., & NASER, K. Determinants of audit fees: evidence from an emerging economy. International Business Research, v. 6, n. 8, p.13, 2013.

HAY, D.; KNECHEL, W.; WONG, N. Audit fees: a meta-analysis of the effect of supply and demand attributes. Contemporary Accounting Research, v. 23, n. 1, p. 141-191, 2006.

HUDAIB, M.; HANIFFA, R.; ZAMAN, M. Corporate governance quality, audit fees and non-audit services fees. Journal of Business Finance Finance & Accounting, v. 38, n. 1/2, p. 165-197, 2011.

JUDD, J. S.; OLSEN, K. J.; STEKELBERG, J. How do auditors respond to CEO narcissism? Evidence from external audit fees. Accounting Horizons, v. 31, n. 4, p. 33-52, 2017.

KASHMIRI, S.; NICOL, C.; ARORA, S. Me, myself, and I: Influence of CEO narcissism on firms' innovation strategy and the likelihood of product-harm crises. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 45, p. 633-656, 2017.

KAVESKI, I. D.; CUNHA, P. R. Fatores determinantes dos honorários da auditoria das empresas listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa. Contabilidade, Gestão e Governança, v. 19, n. 1, p. 49-63, 2016.

LAUCK, J. R.; RAKESTRAW, J. R.; STEIN, S. E. Do audit fees reflect unique characteristics of individual executives? Accounting Horizons (forthcoming), de 14 de maio de 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2639777. Acessado em: 20 de agosto, 2020.

LOPES, I. M.; MARQUES, V. A.; LOUZADA, L. C. Deficiências dos controles internos das empresas listadas na B3. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, v. 7, n. 3, p. 105-126, set./dez, 2019.

MAYORAL, J. M.; SEGURA, A. S. Un estudio empírico de los honorarios del auditor. Cuadernos de Economía y Dirección de la Empresa, v. 10, n. 32, p. 81-109, 2007.

MUNSIF, V.; RAGHUNANDAN, K.; RAMA, D. V.; SINGHVI, M. Audit fees after remediation of internal control weaknesses. Accounting Horizons, v. 25, n. 1, p. 87-105, 2011.

NARDI, P. C. C.; ORSI, L. E.; BORGES, V. P.; SILVA, R. L. M. Influência de Práticas Contábeis Discricionárias no Honorário de Auditoria. Enfoque Reflexão Contábil, v. 37, n. 3, p. 55-72, 2018.

NASER, K.; NUSEIBEH, R. Determinants of audit fees: empirical evidence from an emerging economy. International Journal of Commerce and Management, v. 17, n. 3, p. 239-254, 2008.

OLSEN, K. J.; DWORKIS, K. K.; YOUNG, S. M. CEO narcissism and accounting: a picture of profits. Journal of Management Accounting Research, v. 26, n. 2, p. 243-267, 2014.

OLSEN, K. J.; STEKELBERG, J. CEO narcissism and corporate tax sheltering. The Journal of the American Taxation Association, v. 38, n. 1, p. 1-22, 2016.

O'REILLY, C. A.; DOERR, B.; CHATMAN, J. A. “See you in court”: how CEO narcissism increases firms’ vulnerability to lawsuits. Leadership Quarterly, v. 29, n. 3, p. 365-378, 2018.

PARK, S. W.; COLVIN, C. R. Narcissism and discrepancy between self and friends' perceptions of personality. Journal of Personality, v. 82, n. 4, p. 278-286, 2014.

PAULHUS, D. L. Interpersonal and intrapsychic adaptiveness of trait self-enhancement: a mixed blessing? Journal of Personality & Social Psychology, v. 74, n. 5, p. 1197-1208, 1998.

PRADO, P. H.; KORELO, J. C.; SILVA, D. M. Análise de mediação, moderação e processos condicionais. Revista Brasileira de Marketing – ReMark, v. 13 (Edição Especial), p. 4-24, set, 2014.

RAGHUNANDAN, K.; RAMA, D. V. SOX section 404 material weakness disclosures and audit fees. A Journal of Practice & Theory, v. 25, n. 1, p. 99-114, 2006.

SHROUT, P. E.; BOLGER, N. Mediation in experimental and nonexperimental studies: new procedures and recommendations. Psychological, v. 7, n. 4, p. 422-445, 2002.

SIMUNIC, D. A. The pricing of audit services: theory and evidence University of Chicago. Journal of Accounting Research, v. 18, n. 1, p. 161-190, 1980.

SOUZA, P. V.; CARDOSO, R. L.; VIEIRA, S. S. Determinantes da remuneração dos executivos e sua relação com o desempenho financeiro das companhias. REAd – Revista Eletrônica de Administração, v. 23 (Nº Especial), p. 4-28, 2017.

TRACY, J. L.; CHENG, J. T.; ROBINS, R. W.; TRZESNIEWSKI, K. H. Authentic and hubristic pride: the affective core of self-esteem and narcissism. Self & Identity, v. 8, n. 2/3, p. 196-213, 2009.

WYSOCKI, P. Corporate compensation policies and audit fees. Journal of Accounting and Economics, v. 49, n. 1-2, p. 155-160, 2010.
Publicado
2023-07-25
Cómo citar
Nunes da Costa Lima, J. E., De Luca, M. M. M., Augusto Sampaio Franco de Lima, G., & Carvalho de Vasconcelos, A. (2023). Relação entre o CEO narcisista e os honorários de auditoria. Enfoque: Reflexão Contábil, 42(2), 89-105. https://doi.org/10.4025/enfoque.v42i2.59421
Sección
Original Articles