Análise dos indicadores de desempenho em municípios na região Sul do Brasil com até 100 mil habitantes
Resumo
O tema proposto para esse estudo centra-se na área das escolhas públicas, com o objetivo de verificar a diferença dos indicadores de desempenho econômico e financeiro, propostos por Brown (1993), em municípios na região Sul do Brasil com até 100 mil habitantes. O marco teórico contempla a teoria das escolhas públicas proposta inicialmente por Buchanan bem como indicadores de desempenho financeiro classificados em indicadores de: (1) receita, (2) despesa, (3) estrutura operacional e (4) estrutura da dívida. O tema justifica-se para o domínio do conhecimento científico, tendo em vista a escolha dos indicadores e também no tamanho das cidades. Realizou-se uma pesquisa empírica, com perspectiva seccional nos municípios da região sul do Brasil. A metodologia caracteriza-se como descritiva, documental e quantitativa. A técnica utilizada foi componentes principais e regressão linear. Entre os resultados, destaca-se que, pela análise da ACP os resultados condizem com a teoria proposta por Brown (1993) indicando que há limitações nas análises ao interpretar a condição financeira das cidades caso não seja por meio de comparações com cidades de porte semelhante. A distinção entre tamanhos das cidades trouxe reflexos nas análises dos indicadores. Pesquisas futuras devem incluir outros municípios brasileiros de outras regiões. Sugere-se ainda dar continuidade a essa pesquisa e desenvolver um comparativo entre as regiões brasileiras relacionando os resultados obtidos da AC (autovalores) com cidades acima de 100 mil habitantes por meio de regressão.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.