Competitividade de mercado, ativos intangíveis e eficiência na combinação dos ativos fixos em companhias abertas listadas na BM&Fbovespa
Resumo
O estudo objetivou analisar, entre companhias abertas listadas na BM&FBovespa, qual a relação existente entre competitividade de mercado, proporções de ativos intangíveis e eficiência na combinação dos ativos fixos. Para tal, realizou-se pesquisa descritiva e quantitativa em uma amostra composta por 268 companhias, com dados obtidos por meio do banco de dados Economática, referentes ao período de 2008 a 2010. Em relação à competitividade de mercado os resultados demonstraram haver monopólio no setor econômico de petróleo, gás e biocombustíveis, oligopólio nos setores de bens industriais, financeiro e materiais básicos e uma estrutura de concorrência perfeita com leve aumento de competitividade com o passar do tempo nos demais setores. Quanto à proporção dos ativos intangíveis, de modo geral, equivaliam a 7% do ativo total das empresas no ano de 2008, 9% em 2009 e 17% no ano de 2010, com destaque para os setores de utilidade pública e tecnologia da informação. No tocante a eficiência na combinação dos ativos fixos percebeu-se que o setor econômico de tecnologia da informação e petróleo, gás e biocombustíveis destacaram-se com as empresas que possuíam as melhores combinações. Os resultados do período de 2008 a 2010 demonstraram ainda que entre as 268 companhias abertas que compõem a amostra, àquelas em ambientes mais competitivos (fator contingencial) possuíam maiores proporções de ativos intangíveis e melhores combinações de investimentos e imobilizados relacionados com seus intangíveis.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.