Os Incentivos dos Diferentes Tipos de Dupla Listagem ao Conservadorismo Contábil

  • Elizangela Lourdes de Castro Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares (UFJF-GV).
  • Fábio Moraes da Costa FUCAPE - ES
  • Anderson de Oliveira Reis Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares (UFJF-GV).

Résumé

No período 1998-2007, houve um aumento do número de empresas brasileiras que emitiram valores mobiliários em outros mercados, especialmente o norte-americano.  Em virtude disso, este trabalho teve como objetivo verificar se a opção das empresas brasileiras listadas na BM&FBOVESPA pela dupla listagem no mercado norte americano criou incentivos para aumentar o grau de conservadorismo dessas empresas. Para alcançar este objetivo, foram testadas três hipóteses em função do tipo de listagem: 1 – Aderir à dupla listagem incentiva o conservadorismo das empresas; 2 – Aderir aos níveis II e III incentiva o conservadorismo das empresas. 3 – Aderir à listagem nos níveis III e 144A incentiva o grau de conservadorismo das empresas. Para medir o grau de conservadorismo foram utilizados os modelos de Basu (1997) e Ball e Shivakumar (2005), estimados em painel, para o período de 1998 a 2007. Os resultados encontrados nos testes mostraram que não houve mudança no nível de conservadorismo em nenhum dos tipos de dupla listagem das empresas no mercado norte-americano. Isto permite inferir que a dupla listagem não incentivou a um comportamento mais conservador por parte daquelas empresas. Em relação à amostra de todas as empresas, apenas no modelo de Ball e Shivakumar (2005) os resultados indicaram presença de conservadorismo.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Elizangela Lourdes de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares (UFJF-GV).

Mestre em Ciências Contábeis (FUCAPE/ES). Professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Avançado de Governador Valadares (UFJF/GV)

Fábio Moraes da Costa, FUCAPE - ES

Doutor em Controladoria e Contabilidade (USP). Professor da Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE/ES).

Anderson de Oliveira Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares (UFJF-GV).

Mestre em Administração (UFV). Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Avançado de Governador Valadares (UFJF/GV)

Publiée
2016-05-31
Comment citer
Castro, E. L. de, Costa, F. M. da, & Reis, A. de O. (2016). Os Incentivos dos Diferentes Tipos de Dupla Listagem ao Conservadorismo Contábil. Enfoque: Reflexão Contábil, 35(1), 147-162. https://doi.org/10.4025/enfoque.v35i1.30061
Rubrique
Artigos Originais