Análise das variáveis intervenientes na tomada de decisão ética do profissional contábil
Résumé
O escopo central deste estudo é identificar e analisar as variáveis intervenientes que influenciam na tomada de decisão ética dos profissionais contábeis, em uma região localizada no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A metodologia empregada é quantitativa e exploratória descritiva. Os procedimentos técnicos compreendem a aplicação de questionários com resposta vinculadas a escala
likert, compreendendo uma unidade amostral de 122 profissionais da contabilidade, e sua análise ocorre através da estatística não paramétrica, tais como, a regressão logística e a correlação de Spearman. Os resultados revelam que os profissionais contábeis que concordam totalmente com a importância do Código de Ética Profissional do Contador (CEPC) como guia de conduta representam 59% e em cumpri-lo nas tomadas de decisões em 63,9%. O modelo de regressão logística previu que os profissionais que cumprem o CEPC e não cumprem, respectivamente com uma certeza de 87,5% e 100%. As atitudes em relação ao CEPC destes profissionais contábeis pode ser explicada pela importância e utilização deste como guia de conduta, com uma certeza de previsão de 95,5%. As variáveis intervenientes que foram significativas ao nível de 0,01 e 0,05 no cumprimento do CEPC relacionam-se a religiosidade, a relevância e ao auxílio que o código proporciona na conduta profissional. Conclui-se, que a tomada de decisão ética do profissional contábil é influenciada pela sua religiosidade e a relevância e auxilio que o CEPC proporciona para este profissional.
Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.