Reputação do diretor-executivo e desempenho nas companhias abertas da América Latina

  • Marcia Martins Mendes De Luca Universidade Federal do Ceará
  • Alan Diógenes Góis Universidade de São Paulo
  • Tatiana Aquino Almeida Universidade Federal do Ceará
  • Patrícia Augusto Monteiro Lima Universidade Federal do Ceará
  • Renam Magalhães da Silva Universidade Federal do Ceará

Résumé

Um dos mecanismos de controle utilizados pelos acionistas tem como base o perfil dos gestores, considerando que a reputação de um gestor tende a reduzir os incentivos para um comportamento oportunístico e os custos associados à racionalidade limitada. Assim, com base na Teoria da Economia dos Custos de Transação e na Teoria da Agência, a reputação do gestor, além de reduzir tais custos, está relacionada à reputação da empresa, o que, por sua vez, pode influenciar o seu desempenho. O estudo tem por objetivo investigar a influência da reputação do diretor-executivo no desempenho empresarial em companhias abertas. A pesquisa reúne uma amostra de 46 empresas latino-americanas listadas na bolsa de valores de Nova Iorque, em 31/12/2013, e utiliza-se da análise descritiva e dos testes de Diferença entre Médias, Correlação de Pearson e Regressão Linear Múltipla. Dentre os resultados encontrados, verificou-se que os diretores-executivos (gestores) com visibilidade na mídia possuem maior reputação e que as empresas brasileiras possuem diretores-executivos com maior reputação, comparando-se-as com aquelas dos demais países analisados. Os resultados apontaram ainda, que a reputação do diretorexecutivo influencia, positiva e significativamente, o desempenho empresarial. Destarte, ao se considerar o impacto verificado no desempenho das empresas da amostra, pode-se confirmar que é relevante a escolha do diretor-executivo com boa reputação pelas empresas.

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Bibliographies de l'auteur

Marcia Martins Mendes De Luca, Universidade Federal do Ceará
Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo Professora da Universidade Federal do Ceará
Alan Diógenes Góis, Universidade de São Paulo
Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo
Tatiana Aquino Almeida, Universidade Federal do Ceará
Doutoranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará
Patrícia Augusto Monteiro Lima, Universidade Federal do Ceará
Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará
Renam Magalhães da Silva, Universidade Federal do Ceará
Granduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará
Publiée
2017-01-20
Comment citer
De Luca, M. M. M., Góis, A. D., Almeida, T. A., Lima, P. A. M., & Silva, R. M. da. (2017). Reputação do diretor-executivo e desempenho nas companhias abertas da América Latina. Enfoque: Reflexão Contábil, 36(1), 65-84. https://doi.org/10.4025/enfoque.v36i1.31458
Rubrique
Artigos Originais