Diferenças no valor adicionado em empresas familiares e não familiares listadas na BM&FBovespa
Résumé
O objetivo do estudo é identificar as principais diferenças na geração e distribuição do valor adicionado entre empresas familiares e não familiares, listadas na BM&FBovespa no período de 2013 a 2015. Diferenças na criação de valor adicionado entre empresas familiares e não familiares se justificam, segundo Okimura, Silveira e Rocha (2007), pelo fato que o desempenho das empresas pode variar dependendo dos interesses do tipo de controlador. A amostra final considerou 739 observações de companhias não financeiras, familiares e não familiares listadas na BM&FBovespa, com dados disponíveis para operacionalizar as varáveis selecionadas, sendo 217 empresas em 2013, 260 em 2014 e 262 em 2015. Os resultados apontam que as empresas não familiares criam e distribuem maior quantidade de valor adicionado, comparativamente com as empresas familiares, nos quatros grupos analisados: pessoal, tributos, remuneração de capital de terceiros e remuneração de capital próprio. Considerando-se que o valor adicionado gerado e distribuído foi inferior nas empresas familiares, conclui-se que a gestão familiar pode estar contribuindo para que os proprietários familiares (majoritários) possam expropriar os acionistas minoritários.
Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.