Retornos do primeiro dia de IPO, preferência por assimetria e sentimento do investidor
Résumé
O presente estudo teve por objetivo investigar a relação entre a preferência por assimetria, o sentimento dos investidores e os retornos do primeiro dia das empresas brasileiras que realizaram IPO no período de 2005 a 2017. A amostra contou com 105empresas, dentre as 150 que realizaram IPO nesse intervalo de 13 anos. O método econométrico utilizado foi análise de regressão. Como principais resultados, observou-se que tanto a preferência dos investidores por assimetria quanto o sentimento do investidor, mensurado pelo índice com variáveis de mercado e pelo volume, afetaram positivamente os retornos do primeiro dia de IPO, não se podendo rejeitar as hipóteses de pesquisa. Os resultados não foram robustos a outras proxies de sentimento do investidor (Momento, ICC - Índice de Confiança do Consumidor e ICI - Índice de Confiança da Indústria), porém o efeito da assimetria e do índice de sentimento permaneceram evidentes em todas estimativas utilizadas, com exceção da estimação com amostra de empresas com idade superior a 11 anos no momento do IPO. A contribuição teórica da pesquisa envolve, além da discussão sobre a assimetria idiossincrática no mercado brasileiro quando da ocorrência de IPOs, a verificação do papel da idade da empresa para verificação do efeito da assimetria e do sentimento do investidor no retorno do primeiro dia do IPO. Conclui-se, portanto, que os investidores reagem positivamente a momentos de otimismo no mercado (sentimento do investidor), demonstrando sua preferência por assimetria em relação aos retornos do primeiro dia do IPO.
Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.