Distribuição de riqueza aos empregados e desempenho financeiro: uma análise de trilha no setor bancário brasileiro
Résumé
O trabalho estuda a relação entre gastos com pessoal e desempenho financeiro no setor bancário brasileiro, investigando o efeito direto da distribuição da riqueza per capita aos empregados sobre indicadores de rentabilidade e o efeito indireto mediado por rotatividade de pessoal e produtividade dos empregados. A relação entre gastos com pessoal e desempenho financeiro foi medida por meio da técnica estatística análise de trilha, numa amostra de 22 bancos, de 2010 a 2018. Os resultados indicam que gastos com pessoal elevam a produtividade dos empregados. Entretanto, ganhos de produtividade sobre o desempenho financeiro não superaram o gasto adicional com pessoal, tornando este gasto adicional financeiramente ineficaz. O trabalho evidencia a importância de se analisar os benefícios financeiros indiretos da distribuição de riqueza aos empregados e apresenta um modelo teórico que pode ser utilizado para análise do retorno financeiro dos gastos com pessoal em outros contextos organizacionais.
Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.