Polaridade e diferentes efeitos dos conflitos de papel e ambiguidade de função na satisfação no trabalho de controllers no setor público e privado brasileiro
Résumé
Existem diversos tipos de conflitos no ambiente profissional, relacionados com o desempenho de papel e de função, que acabam por influenciar a satisfação no trabalho. Na atuação do controller, dada as características da função, frequentemente ocorre dicotomia funcional, razão pela qual tais profissionais devem possuir habilidades para equilibrar papéis duplos. Nesse contexto, o estudo objetiva identificar polaridades e diferenças dos efeitos dos conflitos de papéis e a ambiguidade de funções na satisfação no trabalho dos controllers do setor público e de empresas privadas brasileiras. O estudo, cujos dados foram coletados por meio de survey, possui uma amostra de 115 respondentes. Para análise dos dados foi aplicada a regressão Modelagem de Equações Estruturais baseada em mínimos quadrados parciais (SEM-PLS). Os resultados confirmaram a existência de relação negativa de conflito de papel e ambiguidade de função com a satisfação no trabalho o que prejudica o desempenho de controller que atuam tanto no setor público quanto privado. Nas empresas privadas a influência do conflito de papel na satisfação no trabalho é maior que nas instituições públicas. O mesmo não foi verificado quanto a ambiguidade de função, já que em instituições públicas a percepção do controller é maior que em instituições privadas na satisfação no trabalho. Estes resultados destacam a importância das organizações na definição das funções de cada indivíduo, bem como os resultados de suas ações. Também que as organizações públicas devem centrar atenção ao alinhamento das questões políticas com os valores reais da função e de seus indivíduos. Tais condições podem melhoram a satisfação no trabalho dos indivíduos e por consequência das próprias organizações.
Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.