Uniformização de práticas de gestão estratégica portuárias: modelo construtivista para uma Holding Catarinense

Résumé

Objetivo: O estudo objetiva construir um modelo construtivista de avaliação de desempenho para apoiar a Holding no processo de uniformização das práticas de gestão estratégica das atividades portuárias.

Método: Por meio de entrevistas semiestruturadas com o gestor da Holding e com a participação de um especialista, utilizou-se a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão-Construtivista. Tal processo fez uso da recursividade das etapas, pois, devido à geração de conhecimento propiciado em determinado estágio de evolução do processo, o gestor portuário constatou que as informações constantes no protótipo do modelo não atendiam fielmente às necessidades da organização. Com isso, todo o processo foi revisto e o modelo final ficou constituído de 26 indicadores.

Resultados: Foi delineado o desempenho dos Portos delegados e sinalizado os indicadores em que os Portos possuíam um desempenho aquém do desejado. Com o suporte de informações geradas e imbuído do propósito de uniformização das práticas de gestão estratégica, o gestor da Holding propôs ações a cada um dos Portos que possibilitassem aprimorar o respectivo desempenho. Para os indicadores em que os Portos apresentaram desempenho em nível de excelência, o gestor identificou quais eram as boas práticas de gestão e sugeriu sua disseminação entre as demais subsidiárias, operacionalizando, assim, a uniformização de práticas de gestão propostas, contribuindo para o processo de gestão efetiva da atividade portuária.
Originalidade: O trabalho advém da proposta de desenvolvimento de um modelo de avaliação de desempenho para apoiar uma holding portuária na gestão do processo de uniformização de práticas de gestão estratégica das atividades entre seus portos delegados, tendo em vista a inexistência de estudos pregressos sobre o tema.

Contribuições: Contribui tanto para a gestão pública, quanto para o conhecimento teórico, pois oferece evidências empíricas sobre o processo de gestão pública de portos feito por holdings.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Daiana Rafaela Pedersini, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do programa de pós-graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Federal de Santa Catarina
Professora vinculada aos programas de Pós-Graduação em Contabilidade e Engenharia de Produção da UFSC

Références

Aerts, G., Dooms, M., & Haezendonck, E. (2015). Stakeholder management practices found in landlord seaport authorities in Flanders: an inside-out perspective. International Journal of Shipping and Transport Logistics, 7(5), 597-620.
Antaq (2019, 13 de junho). Apresentação das estatísticas 2019. http://portal.antaq.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/Anu%C3%A1rio-2019-vFinal-revisado.pdf
Aparisi-Caudeli, J. A., Giner-Fillol, A., & Ripoll-Feliu, V. M. (2009). Analysis of the implementation process of a strategic management system: a case study of the balanced scorecard at the Port Authority of Valencia. Revista Española de Financiación y Contabilidad-Spanish Journal of Finance and Accounting, 38(142), 189-212.
Bana e Costa, C. A.; Vansnick, J. C. (1995). Uma nova abordagem ao problema de construção de uma função de valor cardinal: MACBETH. Investigação Operacional, 15, 15-35.
Bana e Costa, C. A., Ensslin, L., Corrêa, É. C., & Vansnick, J. C. (1999). Decision support systems in action: integrated application in a multicriteria decision aid process. European Journal of Operational Research, 113(2), 315-335.
Bloom, N., & Van Reenen, J. (2007). Measuring and explaining management practices across firms and countries. The Quarterly Journal of Economics, 122(4), 1351-1408.
Bourne, M., Mills, J., Wilcox, M., Neely, A., & Platts, K. (2000). Designing, implementing and updating performance measurement systems. International journal of operations & production management, 20(7), 754-771.
Brooks, M. R., & Pallis, A. A. (2008). Assessing port governance models: process and performance components. Maritime Policy & Management, 35(4), 411-432.
Caldatto, F.C., Bortoluzzi, S.C., Pinheiro de Lima, E., & Gouvea da Costa, S.E. (2021). Urban sustainability performance measurement of a small brazilian city. Sustainability, 13, 9858.
Cheng, T. C. E., & Choy, P. W. (2013). A study of the relationships between quality management practices and organizational performance in the shipping industry. Maritime Economics & Logistics, 15(1), 1-31.
Constante, J. M., De Langen, P., Vieira, G. B. B., Lunkes, R. J., & van der Lugt, L. M. (2018). The impact of management practices use on brazilian port authorities' performance. International Journal of Transport Economics, 45(2), 293-322.
Dias, J. C. Q., Azevedo, S. G., Ferreira, J. M., & Palma, S. F. (2012). Seaport performance comparison using data envelopment analysis: the case of Iberian container terminals. International Journal of Business Performance Management, 13(3-4), 426-449.
Ensslin, L., Dutra, A., & Ensslin, S. R. (2000). MCDA: a constructivist approach to the management of human resources at a governmental agency. International Transactions in Operational Research, 7(1), 79-100.
Ensslin, L., Ensslin, S. R., Dutra, A., Longaray, A., & Dezem, V. (2018). Performance assessment model for bank client's services and business development process: a constructivist proposal. International Journal of Applied Decision Sciences, 11(1), 100-126.
Ensslin, L., Mussi, C. C., Ensslin, S. R., Dutra, A. & Fontana, L. P. B (2020), Organizational knowledge retention management using a constructivist multi-criteria model. Journal of Knowledge Management, 24(5), 985-1004.
Ensslin, L., Gonçalves, A., Ensslin, S. R., Dutra, A., & Longaray, A. A (2022), Constructivist multi-criteria model to support the management of occupational accident risks in civil construction industry. PLoS ONE, 17(6), e0270529.
Gray, D. E. (2013). Pesquisa no mundo real. Penso Editora.
Hamid, N. (2018). Factor analysis for balanced scorecard as measuring competitive advantage of infrastructure assets of owned state ports in Indonesia: Pelindo IV, Makassar, Indonesia", International Journal of Law and Management, 60(2), 386-401.
Ignasiak-Szulc, A., Juscius, V., & Bogatova, J. (2018). Economic evaluation model of seaports’ performance outlining competitive advantages and disadvantages. Inžinerinė Ekonomika, 571-579.
Jaffar, W. D., Berry, G. A., & Ridley, I. (2005). Performance management in port authorities. WIT Transactions on the Built Environment, 79, 1-10.
Keeney, R. L. (1992). Value-Focused Thinking: A Path to Creative Decision making (Cambridge, MA: Harvard University).
Longaray, A. A., Ensslin, L., Dutra, A., Ensslin, S., Brasil, R., & Munhoz, P. (2019). Using MCDA-C to assess the organizational performance of industries operating at Brazilian maritime port terminals. Operations Research Perspectives, 6, 100109.
Madeira Junior, A. G., Cardoso Junior, M. M., Belderrain, M. C. N., Correia, A. R., & Schwanz, S. H. (2012). Multicriteria and multivariate analysis for port performance evaluation. International Journal of Production Economics, 140(1), 450-456.
Marlow, P. B., & Casaca, A. C. P. (2003). Measuring lean ports performance. International Journal of Transport Management, 1(4), 189-202.
Oh, H., Lee, S. W., & Seo, Y. J. (2018). The evaluation of seaport sustainability: The case of south Korea. Ocean & Coastal Management, 161, 50-56.
Panayides, P. M. (2003). Competitive strategies and organizational performance in ship management. Maritime Policy & Management, 30(2), 123-140.
Park, R., & De, P. (2004). An alternative approach to efficiency measurement of seaports. Maritime Economics & Logistics, 6, 53-69.
Rezaei, J., van Wulfften Palthe, L., Tavasszy, L., Wiegmans, B., & van der Laan, F. (2018). Port performance measurement in the context of port choice: an MCDA approach. Management Decision, 57(2), 396-417.
Rittel, H. W., Webber, M. M. Dilemmas in a general theory of planning. Policy Sciences, v. 4, n. 2, p. 155-169, 1973.
Roy, B. (1993). Decision science or decision-aid science? European Journal of Operational Research, 66(2), 184-203.
Somensi, K., Ensslin, S. R., Dutra, A., Ensslin, L., Ripoll-Feliu, V. M., & Dezem, V. (2017). Knowledge construction about port performance evaluation: An international literature analysis. Intangible Capital, 13(4), 720-744.
Vaggelas, G. K. (2019). Measurement of port performance from users’ perspective. Maritime Business Review, 4(2), 130-150.
Vieira, G. B. B., Kliemann Neto, F. J., Senna, L. A. D. S., Constante, J. M., & De Langen, P. W. (2016). On coordination in ports: A comparative study of the ports of Valencia and Santos. International Journal of Transport Economics, 43(1-2), 67-84.
Wang, J. J., Ng, A. K. Y., & Olivier, D. (2004). Port governance in China: a review of policies in an era of internationalizing port management practices. Transport Policy, 11(3), 237-250.
Xiong, H., & Zhou, Y. (2019). Construction and application of ocean shipping enterprise performance evaluation system: based on environmental value chain. Journal of Coastal Research, 97(sp1), 29-34.
Publiée
2025-01-17
Comment citer
Pedersini, D. R., & Ensslin, S. R. (2025). Uniformização de práticas de gestão estratégica portuárias: modelo construtivista para uma Holding Catarinense. Enfoque: Reflexão Contábil, 44(1), 97-113. https://doi.org/10.4025/enfoque.v44i1.64863
Rubrique
Artigos Originais